domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeCatarata congênita

Catarata congênita

A catarata é a maior causa de cegueira reversível no Brasil. Ela surge por causa da opacificação gradual da lente do olho, o cristalino. Quando turva, ela atrapalha a passagem da luz e embaça a visão. O tratamento baseia-se no bombardeio do cristalino com ondas de ultra-som emitidas por uma sonda finíssima, introduzida no olho por cortes de 3,5 milímetros.

Já a catarata congênita ocorre por alterações na formação do cristalino e é a principal causa de cegueira na infância. Dependendo do grau de opacificação, pode haver interferência na passagem de luz, por distorção ou redução na quantidade de raios luminosos que atingem a retina de bebês.

Por ser uma causa comprovada de cegueira infantil e por requerer diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico imediato, a catarata congênita depende de atenção especial de profissionais de saúde. O diagnóstico acurado e precoce é a chave para se evitar complicações irreversíveis e deve ser importante a participação de pediatras, obstetras e de neonatologistas para a averiguação correta desse problema de saúde visual precoce.

Mundialmente, a catarata congênita tem uma incidência de 0,4%, ou um caso para cada 250 neonatos, e as possíveis causas apontadas são anomalia de desenvolvimento, fator hereditário, embrionária infecciosa, parasitária, tóxica ou por irradiação. Entre as enfermidades estão a rubéola, toxoplasmose e sífilis materna.

O diagnóstico da catarata congênita normalmente é difícil e pode passar despercebido, já que o exame biomicroscópico poucas vezes é realizado em bebês. O tratamento cirúrgico dos pacientes durante as primeiras semanas de vida responde por resultados bem-sucedidos a curto e longo prazos e contribui para um baixo índice de complicações e melhor recuperação do paciente.

A cirurgia de catarata congênita pode ser feita por meio das técnicas de facectomia extra-capsular, facoemulsificação ou lensectomia. Podem surgir complicações no pós-operatório como glaucoma e opacidades secundárias ao trauma cirúrgico, que devem ser tratadas rapidamente.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes