domingo, 28/04/2024
InícioMundoChávez diz que ninguém pode calar latino-americanos

Chávez diz que ninguém pode calar latino-americanos

Ignorando os apelos do governo espanhol para colocar panos quentes no seu recente embate com o rei Juan Carlos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira, 13, que ninguém pode querer fazer com que os latino-americanos não digam o que querem.

“Há 500 anos, veio a ordem da Madri imperial aos indígenas originais da América Latina: “Calem-se”. Eles se calaram, mas quando lhes cortaram as gargantas”, afirmou, numa clara alusão às palavras do rei Juan Carlos, que no domingo pediu que o presidente se calasse.

“Só assim os calaram. Os esquartejaram, os picaram em pedaços e colocaram suas cabeças em estacas na entrada dos povoados. Esse foi o império espanhol aqui!”, disse o governante, perante correspondentes estrangeiros na sede do governo.

“Me estranha que haja gente que se aborrece 500 anos depois”, quando se fala de “desastre da conquista” espanhola na América Latina e a “exploração e enriquecimento” dos países ricos a custa dos países pobres, acrescentou Chávez.

Durante seu discurso perante a imprensa estrangeira, prévia à rodada de perguntas, o governante não mencionou o Rei Juan Carlos, e só falou superficialmente sobre a Cúpula ibero-americana realizada no fim de semana passado em Santiago do Chile.

O encontro de líderes da América Latina e representantes dos governos de Espanha e Portugal terminou com um bate-boca entre Chávez, o rei Juan Carlos e o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Zapatero.

Em seu discurso, o presidente venezuelano chamou o ex-premiê espanhol de “fascista”, o que levou a uma reação inesperada do rei Juan Carlos – “porque você não se cala?”, disse o rei.

Chávez asseverou que os latino-americanos são obrigados a dizer sua verdade, a expressar sua moral histórica, e ninguém pode pretender que não se diga que eles são.

O presidente, impulsor do socialismo do século XXI, declarou que lhe dá “asco ouvir um latino-americano, e sobretudo presidente”, dizer que na América Latina não houve um processo de “conquista” que acabou com sua cultura original.

“Por isso eu respondi, Como que não?”, disse Chávez para a imprensa estrangeira, voltando a repetir sua condenação do “imperialismo” que, disse, saqueou e “ainda saqueia” não só a América Latina, mas também a África e os países asiáticos.

“Não é que lhe joguemos toda a culpa de nossos males a fatores eternos, mas boa parte de nossos problemas sociais se devem a fatores externos”, disse Chávez.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes