segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoChávez vê "massacre" contra pobres com preços de alimentos

Chávez vê “massacre” contra pobres com preços de alimentos

A alta dos preços alimentícios é um “massacre” contra os pobres do mundo e está criando uma crise nutricional global, disse na terça-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que qualificou a situação como um sinal do declínio do sistema capitalista.

Horas antes, o Programa Mundial de Alimentos da ONU havia comparado a alta dos preços alimentícios a um “tsunami silencioso”, que estaria ameaçando mais de 100 milhões de pessoas nos cinco continentes.

“É um verdadeiro massacre o que está acontecendo no mundo”, disse Chávez pela TV, citando estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito das mortes causadas por fome e desnutrição.

“O problema não é a produção de alimentos, é o modelo econômico, social e político do mundo. O modelo capitalista está em crise”, disse Chávez, aliado da Revolução Cubana que mantém uma alta popularidade em parte graças aos subsídios à alimentação dos venezuelanos mais pobres — embora o país enfrente nos últimos meses um desabastecimento de produtos como leite e açúcar.

Em visita a Caracas na quarta-feira para encontrar Chávez e outros líderes de esquerda, o vice-presidente cubano Carlos Lage acusou os países desenvolvidos de provocarem a alta dos preços devido ao uso dos biocombustíveis.

“Os países desenvolvidos querem alimentar os carros dos ricos com comida — este é o mundo irracional onde vivemos hoje”, disse Lage, repetindo uma frequente acusação de Chávez, a de que os EUA estão provocando uma alta nos preços de produtos essenciais ao promoverem o uso mais intensivo do etanol, que lá é extraído do milho.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 + quinze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes