terça-feira, 14/05/2024
InícioMundoChile confirma primeiro caso de gripe aviária em humanos

Chile confirma primeiro caso de gripe aviária em humanos

País já tinha registrado casos entre aves silvestres, lontras e lobos-marinhos nos últimos meses

Chile confirmou, nesta quarta-feira, 29, o primeiro caso de gripe aviária entre humanos no norte do país. Desde dezembro de 2022, o vírus já havia sido detectado em aves silvestres, lontras e lobos-marinhos em 13 das 16 regiões do país. “A pessoa doente é um homem de 53 anos, afetado por um quadro severo de gripe.

O paciente se encontra estável dentro da gravidade do quadro”, indicou o ministério da Saúde em um comunicado. A instituição acrescentou que investiga a fonte do contato e se existem outros infectados que tenham estado perto do paciente. O H5N1 ou “gripe aviária” é um vírus que pode ser transmitido por aves ou mamíferos marinhos ao ser humano, provocando sintomas como tosse, febre acima de 38º, diarreia, entre outros.

Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, no início de fevereiro, que as autoridades ficassem vigilantes diante do risco de transmissão da doença a mamíferos, após detectar casos em raposas, lontras e leões-marinhos. O primeiro caso do vírus em animais foi registrado na cidade de Arica, na fronteira com o Peru. Na semana passada, o Serviço Agrícola e Pecuário do Chile identificou um caso de gripe aviária em uma planta industrial no sul do país, levando ao sacrifício de cerca de 50.000 aves.

Jovem Pan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco − 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes