segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoChina divulga mortes de 19 crianças por enterovírus

China divulga mortes de 19 crianças por enterovírus

Uma província do leste da China lançou um sistema de relatórios diários para monitorar a disseminação de um vírus que já matou 19 crianças, deixando os moradores da região em pânico, disse a agência de notícias Xinhua.

O enterovírus 71, ou EV71, que pode causar doenças nas mãos, pés e boca, começou a se espalhar no começo de março na cidade de Fuyiang, na Província de Anhui, disse a Xinhua, mas isso só foi publicado no domingo.

O vírus já foi encontrado na China antes, mas “acreditamos que a situação ainda é de preocupação, especialmente por causa do alto número de mortes, em comparação com os anos anteriores”, disse o representante da Organização Mundial de Saúde na China, Cris Tunon, em um comunicado.

A OMS recomendou que os pais mantenham suas crianças longe de locais públicos durante um tempo e façam com que elas lavem as mãos frequentemente.

O ministro da Saúde, Chen Zhu, visitou Fuyang no fim de semana. O departamento de saúde da Província também vai promover oficinas para treinar mais médicos para prevenir o vírus e curar os doentes, disse a reportagem.

Até segunda-feira, houve 915 casos, um aumento de mais de 100 em relação aos números divulgados no fim de semana, disse a Xinhua. A maior parte dos 19 mortos era crianças abaixo de dois anos de idade. Um total de 269 crianças continuam no hospital, sete em estado crítico.

A contaminação por enterovírus se dá principalmente pelo contato com bolhas e fezes infectadas e pode causar febre alta, paralisia e inchaço do cérebro ou de seu revestimento.

Não há vacina ou agente antiviral para tratar ou prevenir o vírus. O tratamento tenta conter os sintomas, que podem incluir meningite e parada cardíaca, disse Tunon. Os surtos de EV71 ocorreram nos últimos anos no Sudeste da Ásia e em alguns países do leste europeu.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

16 + 19 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes