segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoChuvas continuam e novas enchentes ameaçam Paquistão

Chuvas continuam e novas enchentes ameaçam Paquistão

Autoridades alertaram sobre uma nova onda de inundações que pode atingir o sul do Paquistão – que conta ao menos 1.463 mortos desde que as chuvas começaram, há mais de duas semanas – informou nesta segunda-feira (16) a imprensa local.

De acordo com a TV Dawn, as enchentes que atingem o Paquistão são as piores já registradas na história do país. Mais de 20 milhões de pessoas e 160 mil quilômetros quadrados de terras – um quinto do território – foram afetados.

Neste domingo (15), o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, visitou as áreas mais afetadas pelas inundações e disse que nunca viu nada igual.

– Este tem sido um dia de cortar o coração para mim. Nunca esquecerei a destruição e o sofrimento que testemunhei aqui. Já vi muitos desastres naturais no passado ao redor do mundo, mas nada como isto.

Ban também pediu aos países membros da ONU que contribuam com ajuda “sem precedentes” para as vítimas da tragédia paquistanesa.

– Estou aqui para enviar uma mensagem ao mundo: essas inundações sem precedentes pedem uma resposta sem precedentes. O mundo deve apoiar as pessoas do Paquistão.

Enchentes se espalharam pelo país

As enchentes que começaram na região montanhosa do noroeste do Paquistão se espalharam por quase todas as áreas do país, chegando inclusive à Província de Sindh, no sul, de acordo com a imprensa local.

O ministro da Irrigação de Sindh, Jam Saifullah Dharejo, disse que a represa de Sukkur enfrenta um “enorme teste” enquanto as águas das chuvas descem pelo rio Indus até a região altamente povoada.

– Os próximos quatro ou cinco dias serão cruciais.

Ali Bakhsh Bhaio, morador de Sukkur, não se conformava com a extensão da tragédia paquistanesa.

– As enchentes parecem estar nos perseguindo para todos os lugares.

Em resposta ao desastre, a ONU pediu inicialmente R$ 815 milhões (US$ 460 milhões) em ajuda às vítimas das inundações. De acordo com a Dawn, os países da organização já se comprometeram a doar ao menos 60% do valor.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − dezoito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes