quarta-feira, 05/06/2024
InícioBrasilCom 23% de atrasos, Anac considera aeroportos normalizados

Com 23% de atrasos, Anac considera aeroportos normalizados

Nesta terça até às 17h, do total de 1.206 vôos que decolaram em todo o País, 281, ou 23%, tiveram atrasos de mais de uma hora, segundo boletim da Anac. Outros 37 foram cancelados. A maioria dos atrasos ocorreu em São Paulo: no Aeroporto de Guarulhos, houve 51 atrasos, ou 41%, e 8 vôos foram cancelados.

No sábado, antevéspera de Natal, chegou a 55% o índice de vôos com mais de uma hora de atraso, apesar de, no dia anterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter ordenado o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte de civis.

O tumulto verificado no dias que antecederam o Natal tiveram início com a manutenção não-programada em seis aeronaves da TAM na quarta-feira, 20. Também afetaram os aeroportos naquele dia as fortes chuvas que levaram ao fechamento do aeroporto de Congonhas (SP) por 50 minutos e dificuldades na comunicação entre os sistemas de dados da TAM e da Infraero no aeroporto Tom Jobim (RJ).

Os atrasos e cancelamentos daquele dia provocaram o que a Anac chamou de “efeito dominó”. Posteriormente, como a situação se prorrogou por dias, o governo acusou a empresa de estar praticando “overbooking” – venda de mais assentos do que comporta o avião.

Por determinação da agência reguladora, a TAM chegou a suspender a venda de passagens, que só foi retomada nesta terça. Num movimento incomum que sugere uma resposta ao governo, a maior companhia aérea do País antecipou nesta tarde balanço da ocupação dos vôos domésticos em dezembro, que está em 74%, estável em relação ao ano passado.

AUDITORIA

A Anac confirmou ter iniciado nesta terça auditoria na TAM para apurar os motivos dos transtornos registrados na semana passada. A agência só pretende se pronunciar sobre o assunto ao concluir a investigação, o que deve ocorrer no final desta semana. A Anac também estaria fiscalizando o sistema de reservas das demais companhias aéreas do País.

A TAM confirmou ter recebido na sede, em São Paulo, uma equipe da Anac que está “efetuando auditoria no sistema de reserva da empresa com acesso total e transparência a todos os sistemas”.

A empresa informou ainda que espera concluir até o final do dia a restituição de bagagens aos passageiros. Segundo a TAM, havia nesta tarde 250 volumes não-restituídos nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão (RJ), a maioria sem identificação.

INCIDENTE NO SANTOS DUMONT

No Rio de Janeiro, dois aviões de pequeno porte, com capacidade para quatro passageiros, tombaram no pátio do aeroporto Santos Dumont nesta terça-feira. Não houve vítimas.

Segundo assessoria de imprensa do aeroporto, os aviões foram empurrados por um vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Um dos proprietários da aeronave é a empresa de instrução de vôo Skylab. O incidente teria ocorrido porque os aviões não estavam amarrados.

“As empresas proprietárias esqueceram-se de amarrar os aviões. Mas como estavam em lugar distante, não afetaram as operações do aeroporto”, informou a assessoria.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove + um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes