domingo, 28/04/2024
InícioPolíticaCombate ao câncer de próstata vira lei em Mato Grosso

Combate ao câncer de próstata vira lei em Mato Grosso

Combater o câncer de próstata virou lei em Mato Grosso. Um projeto do deputado Antonio Brito (PMDB) sancionado pelo Legislativo garante a partir deste mês combate efetivo à doença. A estatística trágica contabiliza que mais de 52 mil brasileiros vão ser diagnosticados como portadores de câncer de próstata este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“Temos que reverter esses números. Na Região Centro-Oeste, esse tipo de câncer vai acometer 48 homens a cada cem mil habitantes. E a forma mais eficaz para minimizar o problema é oferecer informação, por isso, institui o dia 29 de agosto como o dia “D” de combate e conscientização sobre a doença”, informou o deputado Antônio Brito.

Brito destaca que os homens precisam se prevenir por meio de consultas periódicas e exames médicos. “Toda doença tratada no início tem maior probabilidade de cura, com o câncer não é diferente. Pais de família estão morrendo por falta de conhecimento”.

A divulgação das informações será feita através promoção de exames, seminários, palestras, workshops, teatro e exposições de painéis alusivos à doença. A maioria dos doentes da próstata tem idade superior a 50 anos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. No mundo, ocupa a sexta colocação, representando 10% do total de cânceres.

Uma das grandes preocupações do Inca é a detecção da doença, já que são necessárias em média quatro biópsias para o diagnóstico. Sendo inclusive, preciso realizar o exame de toque, em função de que 10 a 20% dos casos não serem descobertos por meio da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA).

Sintomas
O Câncer da próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, freqüência urinária aumentada durante o dia ou a noite). Uma fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal. A previsão é de que o câncer resulte em 7,6 milhões de mortes no mundo.

AL/VIVIANE MOURA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes