segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeComportamento de moradores provoca enchentes

Comportamento de moradores provoca enchentes

Depois de retirar mais de 80 toneladas de entulhos do leito do córrego do Gambá, no trecho entre a avenida Carmindo de Campos e rede de drenagem da avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), que provocaram represamento das águas e alagamento de parte do Bairro São Matheus, as equipes de limpeza, que retornaram ao local, constataram o lançamento de novos detritos no córrego.

Moacir Siqueira, diretor-adjunto de serviços urbanos, que acompanha o trabalho das equipes que seguem, agora, na direção do Bairro Don Aquino, disse: “falta colaboração dos moradores: ( apontou para troncos de mangueira lançados no leito do córrego, em trecho limpo recentemente); isso que estamos vendo aqui é uma amostra, infelizmente, do comportamento típico de boa parte dos moradores que têm o costume de se livrar de utensílios inservíveis, poda de árvores, troncos de árvores cortadas e até sobras de material de construção civil, lançando esses entulhos no leito dos córregos ou em terrenos baldios que acabam, da mesma forma, levando os detritos através das enxurradas. É essa a principal causa das inundações e alagamentos e parece que os prejuízos no Bairro São Matheus, amplamente divulgados pela mídia, não serviram de ensinamento”, explicou.

Moacir Siqueira disse, ainda, que esse é um problema cultural e, “no fim, o morador que descarta entulhos no terreno baldio ao lado, ou mesmo em áreas verdes, como acontece frequentemente, parece não se importar com os problemas que causa ao vizinho ou até a ele próprio. Fica mais fácil, depois, tentar jogar a culpa na Prefeitura. Acontece que temos feito a nossa parte e nos empenhamos, desde agosto do ano passado, num trabalho preventivo que, caso não tivesse acontecido, teria agravado os danos provocados por chuvas pois, este mês, já vivenciamos uma verdadeira tromba d”água com mais de 62 mm de precipitação pluviométrica em 1h e 20m, conforme dados que buscamos junto à UFMT. É preciso, no entanto, a colaboração de todos e que cada um tente fazer a sua parte e aprenda a viver em comunidade”, enfatizou.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

12 − 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes