segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoCongresso dos EUA aprova medida para retirada de tropas do Iraque

Congresso dos EUA aprova medida para retirada de tropas do Iraque

Em uma posição de desafio ao presidente dos EUA, George W. Bush, a Câmara dos Representantes e o Senado americanos aprovaram nesta quinta-feira uma medida que prevê a retirada gradual dos soldados do país no Iraque a partir do dia 1º de outubro. Bush reiterou diversas vezes nas últimas semanas que vetará qualquer lei que estabeleça um cronograma para a retirada, apesar de a medida aprovada hoje estar vinculada à liberação de fundos para a manutenção do esforço no Iraque.

De acordo com o projeto –aprovado por 218 votos contra 208 na Câmara e por 51 a 46 no Senado–, a retirada de cerca de 150 mil soldados dos EUA em solo iraquiano seria completada em março de 2008. A proposta inclui ainda o envio de US$ 124 bilhões em recursos extras para a manutenção das tropas.

“O presidente falhou em sua missão de trazer paz e estabilidade ao povo do Iraque”, disse o senador democrata Robert Byrd, líder do Comitê de Apropriações do Senado. “É hora de trazer nossos soldados de volta para casa”, acrescentou.

Os democratas, que dominam o Congresso desde janeiro deste ano, pressionam para que se defina uma data de retirada. A medida aprovada hoje é resultado da harmonização de duas leis elaboradas separadamente pela Câmara e pelo Senado, e que já haviam sido ameaçadas com o veto presidencial.

“Os sacrifícios de nossas tropas e de suas famílias exigem mais do que os cheques em branco que o presidente pede, para uma guerra sem fim”, afirmou a democrata Nancy Pelosi, atual líder da Câmara.

Reação

A advertência de veto foi repetida pela porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, nesta quinta-feira, derrubando em grande medida as chances de a medida se tornar realidade. Com base nos números de votos a favor da lei na Câmara e no Senado hoje, é muito improvável que os opositores da guerra consigam os necessários dois terços dos votos para derrubar um veto presidencial.

Perino lamentou a “trágica situação” no Iraque, mas afirmou que uma retirada militar “criará um vazio de poder” no país. Republicanos afirmam que definir um prazo seria o mesmo que estipular uma “data para a rendição”. “A rede Al Qaeda vê isto como o dia em que a Câmara dos Representantes jogará a toalha”, afirmou o republicano Jerry Lewis, da Califórnia.

Apesar de enfraquecida pela ameaça de veto, a medida é um golpe contra Bush. Até hoje, apenas uma medida foi vetada pelo presidente, que se referia à permissão para pesquisas em células-tronco. Um novo veto carregará significado político forte.

Iraque

Nesta quinta-feira, o general David Petraeus, principal comandante americano no Iraque, admitiu que o conflito passa por um momento “complexo e muito duro”, e disse que os EUA ainda deverão enfrentar mais dificuldades até que a situação comece a melhorar.

Segundo ele, o crescente aumento dos ataques a bomba e suicidas levou a “grande perdas” para os EUA, assim como ao crescimento de baixas militares.

Petraeus recusou-se a especular por quanto tempo as tropas americanas ainda devem permanecer no Iraque, e também não quis comentar a proposta de retirada dos soldados.

“Tento ficar fora do campo político e das propostas legislativas”, afirmou.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze − 8 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes