sábado, 27/04/2024
InícioMundoCongresso dos EUA intima casal que entrou de penetra na Casa Branca...

Congresso dos EUA intima casal que entrou de penetra na Casa Branca

O Congresso americano autorizou nesta quarta-feira a intimação do casal Tareq e Michaele Salahi para depor sobre como eles conseguiram entrar em um jantar de gala na Casa Branca sem convite, em um caso que levantou dúvidas sobre a segurança do presidente Barack Obama.

Deputados do Comitê de Segurança Doméstica votaram para obrigar o casal a comparecer a uma audiência para responder a perguntas sobre o incidente de 24 de novembro, durante um jantar em homenagem ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.

Os dois já tinham sido convidados a testemunhar, mas se recusaram a comparecer à comissão. Não houve comentários imediatos do advogado do casal, Melhor Steve. Mas assessores do Congresso disseram, com base em uma correspondência anterior, que eles devem invocar o direito constitucional de se recusar a responder a perguntas que possam incriminá-los.

O diretor do Serviço Secreto, Mark Sullivan, disse que os protocolos normais de segurança não foram seguidos e que três oficiais uniformizados foram colocados em licença administrativa.

Embora os deputados tenham autorizado intimações para os Salahis, não aceitaram a proposta do mais alto representante republicano na comissão, Peter King, que pediu a intimação da secretária social da Casa Branca, Desiree Rogers.

“Eu acredito que se nós estamos querendo uma visão completa do que aconteceu naquela noite, nós temos que trazer Desiree Rogers”, disse King. Ele disse que está disposto a trabalhar com a Casa Branca para chegar a uma forma de ouvir Rogers sobre o incidente.

Governos dos dois partidos resistem tradicionalmente a pedidos do Congresso para que assessores da Casa Branca deponham, invocando o privilégio executivo.

O casal afirmou em uma entrevista na TV que havia sido convidado, o que a Casa Branca desmentiu.

A iniciativa do casal de entrar na festa foi um aparente golpe publicitário, que teve repercussão internacional. Eles cumprimentaram várias autoridades, incluindo Singh e Obama –ao lado de quem posaram para uma foto.

Com Reuters e Associated Press

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze + dezesseis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes