terça-feira, 14/05/2024
InícioCidadeCongresso internacional reúne pesquisadores de diversos países na UFMT

Congresso internacional reúne pesquisadores de diversos países na UFMT

O conhecimento científico representou para o homem um grande salto na busca de uma vida melhor. As investigações no campo da pesquisa permitiram ao indivíduo interagir com os outros, com as máquinas e consigo mesmo de modo mais qualitativo, sem as suposições que são inerentes ao senso comum e à religião. No entanto, se não houver a comunicação entre os cientistas de diferentes lugares e o diálogo com a sociedade, a ciência parece perder o seu sentido, e o conhecimento não avança.

É por isso que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT], nos dias 20, 21 e 22 de julho, o XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. Com o tema Consciência Histórica e Interculturalidade, o evento busca fortalecer a parceria entre a UFMT, a Universidade Federal do Paraná [UFPR] e grupos de pesquisadores de universidades estrangeiras, que realizam pesquisas na área de Educação Histórica.  

Pesquisadores do ensino de história, alunos da graduação e pós-graduação, professores da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio, como também outros interessados, podem se inscrever até o dia 20 de julho, pelo site do Congresso. Já o prazo para envio de resumos, tanto de apresentação oral como de banners, termina no dia 30 de junho, e o artigo completo deve ser remetido até 20 de agosto. As inscrições para todos os tipos de participação [apresentador ou ouvinte] são gratuitas.

O evento irá receber de 250 a 300 participantes, e conta com a presença de pesquisadores de diversos países que realizarão conferências, mesas-redondas e simpósios temáticos. As atividades da programação serão ministradas por renomados investigadores em Educação Histórica e Didática da História do Brasil, sendo alguns deles do México, de Portugal, da Alemanha e dos Estados Unidos. “Todos[as] estão entre os[as] maiores representantes da Didática da História e das discussões no campo de investigação da Educação Histórica no Ocidente”, frisa Marcelo Fronza, coordenador do evento.

O Congresso, um dos aprovados no Edital de Eventos 2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso [Fapemat], é organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação Histórica: Didática da História, consciência Histórica e narrativas visuais, da UFMT, junto com o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, da UFPR, e do Laboratório de Ensino de História, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande [FURG].

Além da UFMT, UFPR e FURG, o XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica conta com a colaboração da Universidade do Minho e Universidade do Porto, ambas de Portugal.

Para mais informações, acesse o site do Congresso. http://www.revistafapematciencia.org/noticias/noticia.asp?id=763

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes