sábado, 27/04/2024
InícioMundoConselho de Segurança da ONU deve se reunir nesta segunda para votar...

Conselho de Segurança da ONU deve se reunir nesta segunda para votar resolução sobre Gaza

Projeto foi apresentada em conjunto por sete membros não permanentes; texto pede cessar-fogo imediato

Conselho de Seguraça da ONU deve se reunir desta segunda-feira, 25, para discutir uma nova resolução sobre a Faixa de Gaza depois que Rússia e China vetaram o projeto apresentado pelos Estados Unidos na última sexta-feira, 22, onde, pela primeira vez, pedia um cessar-fogo imediato. A nova reunião estava marcada para sábado, mas foi adiada. Os dois membros fixos do conselho consideraram insuficiente a linguagem da resolução em relação a Israel. A resolução, que se concentra em um pedido de cessar-fogo durante o mês do Ramadã (que termina em 9 de abril), deve ser votada na segunda-feira. Ela foi apresentada em conjunto por sete membros não permanentes do Conselho: Argélia, Guiana, Malta, Moçambique, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça, embora a intenção inicial fosse que todos os dez membros não permanentes a patrocinassem para dar uma ideia da demanda global.

O texto “pede um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadã” que “leve a um cessar-fogo permanente e sustentado”. Paralelamente, pede a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e enfatiza a necessidade de “expandir o fluxo de ajuda humanitária”, para responder à “grave preocupação com a situação humanitária catastrófica em Gaza”. Na sessão de sexta-feira, em que a proposta dos EUA foi derrotada, Rússia e China já indicaram que votariam a favor da próxima resolução, garantindo assim os nove votos necessários para aprovar uma resolução. No entanto, não está clara qual será a posição dos EUA, que, como membro permanente, tem poder de veto (poder que já exerceu três vezes ao longo da guerra na Faixa de Gaza).Playvolume

00:00/04:45TruvidfullScreen

*Com informações da EFE-JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

9 + nove =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes