domingo, 28/04/2024
InícioCurtasConvênio assinado por Wilson em Brasília integra Cuiabá ao Pronasci

Convênio assinado por Wilson em Brasília integra Cuiabá ao Pronasci

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, assinou no Ministério da Justiça, em Brasília, um convênio por meio do qual a capital de Mato Grosso passa a fazer parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci. A cerimônia de assinatura do convênio, da qual participaram prefeitos de mais 23 municípios, foi presidida pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Para o prefeito Wilson Santos, a segurança é um direito natural do ser humano, assim como o direito à vida, à liberdade e à propriedade. “É um desafio para nós governantes garantir esses direitos em um país com 190 milhões de habitantes, sendo quase 40 milhões de jovens na faixa etária de 18 a 24 anos. Mas temos que apresentar soluções e o Pronasci pode tornar isso possível”, disse o prefeito.

De acordo com o ministro Tarso Genro, com as novas adesões o Pronasci passa a contar com 173 municípios integrados ao programa, que visa um novo modelo de segurança pública no país, por meio de projetos sociais e de prevenção à criminalidade. “A visão que se tem da segurança pública no país é a de que o policial tem que entrar, bater, matar e sair. Isso não é projeto de segurança pública, é uma declaração de barbárie. Com o Pronasci, o policial entra e fica, conhece a comunidade e é treinado para isso”, expôs o ministro.

Um exemplo de sucesso desse novo paradigma na segurança já pode ser observado em Recife; depois de um ano e meio no Pronasci, o Estado de Pernambuco conseguiu reduzir em 66% a criminalidade através de programas como o Mulheres da Paz, polícia comunitária e vídeomonitoramento.

A partir desses convênios, as cidades poderão escolher quais projetos preventivos de segurança pública do Pronasci se adequam à sua realidade. O total de recursos destinados a cada município dependerá das propostas apresentadas.

Entre os projetos do Pronasci está o Mulheres da Paz, que capacita lideranças femininas para identificar jovens à beira da criminalidade e encaminhá-los ao Protejo (Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável). Para isso, elas recebem uma bolsa mensal de R$ 190. Pelo Protejo, os jovens também recebem uma bolsa mensal (R$ 100) e participam de atividades profissionalizantes, esportivas e culturais.

Segurança com Cidadania

Diferente de outros programas de segurança pública, o Pronasci prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência sem abrir mão da repressão para enfrentar a criminalidade. São mais de 90 ações preventivas e repressivas que integram a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade.

O público-alvo é formado por jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 112 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

11 − onze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes