segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeCoxipó do Ouro é beneficiada com o 5º Mutirão Rural

Coxipó do Ouro é beneficiada com o 5º Mutirão Rural

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o projeto “Mutirão Rural”. A tradicional comunidade do Coxipó do Ouro, que data da época anterior à capital mato-grossense, foi a 5º região rural a ser beneficiada. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Rural de Ensino Básico Nossa Senhora da Penha, nome da santa padroeira da comunidade.

A escola atende 13 comunidades circunvizinhas e conta, hoje, com 320 alunos matriculados. Segundo a diretora da instituição de ensino, Osvanira Francisa, o mutirão rural é a oportunidade dos moradores daquela região de ter acesso aos serviços que a Prefeitura de Cuiabá oferece. “É a aproximação da zona rural com a prefeitura”, disse.

O mutirão rural consiste em ações que congregam serviços, informação, lazer e entretenimento aos moradores da comunidade. Entre os trabalhos realizados estão reforma de pontes, manilhamento de travessas, restauração de estradas vicinais, distribuição de mudas de plantas, levantamento de patrimônio histórico, corte de cabelo, distribuição de leite de soja, arrecadação de material reciclável, atendimento ao contribuinte para recebimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), educação ambiental, orientações sobre o uso racional da água e atividades recreativas.

Dona Sebastiana Terezinha, 60 anos, nasceu e foi criada no Coxipó do Ouro. Ela foi ao Mutirão Rural fazer o cadastro do bolsa família. “Pra quem mora na zona rural fica difícil ir até a prefeitura”, explicou. Ela, ainda, elogiou os serviços de saúde oferecidos para a população da região. “Antigamente só tinha médico a cada dois meses. Hoje, eles vêm de 15 em 15 dias”, elogiou Sebastiana Terezinha.

O presidente da Associação de Moradores do Local, Raimundo Silva, fez algumas reivindicações ao prefeito Wilson Santos como construção de um centro comunitário, uma quadra de esporte coberta e construção de estradas.
O secretário de infra-estrutura do município, Andelson Gil do Amaral, esteve presente do local e disse que o cemitério do Coxipó do Ouro, um dos mais antigos de Mato Grosso, será reformado, as estradas secundárias serão construídas e, também, o calçamento da região histórica da vila será implementado.

“Essa comunidade pode ter certeza que até o final da gestão Wilson Santos o Coxipó do Ouro vai ter uma boa infra-estrutura”, garantiu.
O Vale do Coxipó do Ouro compreende 11 comunidades com uma população de 2.500 habitantes. Localidade histórica, data da ocupação de Cuiabá pelas primeiras Bandeiras.

A arquitetura é rústica, típica do período colonial do interior Brasileiro – nas suas imediações está o sítio do antigo Arsenal de Pólvora, do início do séc XXIII do qual só tem ruínas.

Além dos problemas relativos à saúde e educação, aqui valendo um destaque ao transporte escolar, que necessita de estradas vicinais em boas condições de tráfego, um dos objetivos do mutirão em áreas rurais vai levar técnicos que possam acompanhar projetos agrícolas orientando, inclusive, na obtenção de financiamento junto às instituições de crédito, particularmente, os que se refiram ao PRONAF (Programa Nacional da Agricultura Familiar), conduzido pelo Banco do Brasil.

Durante discurso, o prefeito Wilson Santos enfatizou a atenção que a Prefeitura de Cuiabá tem prestado a educação na zona rural. A Escola Nossa Senhora da Penha é um exemplo disso, foram investidos mais de R$200mil na reforma e ampliação dessa escola que não era reformada há 20 anos. Hoje, estou aqui para conhecer in loco os problemas dessa região”, disse.

Saúde- Na atual administração a assistência à saúde na zona rural melhorou. Segundo o coordenador de Saúde Rural da capital, Mário de Castro, hoje, o atendimento médico é quinzenal, quanto na gestão passada era realizado a cada 50 dias. A população tem acesso a consultas médicas, medicamentos, vacinação e, caso, precise de algum exame são encaminhadas para as unidades de saúde de Cuiabá. A Secretaria Municipal de Saúde está terminando o monitoramento da qualidade da água na zona rural e, também, o censo que vai definir o perfil da comunidade. “Assim vamos saber quais ações precisam ser implementadas nessa região”, explicou.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 + quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes