sábado, 27/04/2024
InícioCidadeCRA-MT investe em tecnologia e energia solar

CRA-MT investe em tecnologia e energia solar

Cruzando dados de diversas fontes utilizando o Big Data, o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (SIFA) colocará o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) num patamar mais alto de eficiência. O sistema será lançado em 7 de agosto em Cuiabá e na ocasião será apresentado para todos os CRAs do Brasil.

 

Em tecnologia da informação, o termo Big Data é usado para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados.

 

Um dos principais papeis dos conselhos regionais de Administração é garantir o cumprimento da lei federal 4769/1965. O texto define que a função de Administrador deve ser exercida por profissional formado e devidamente registrado no CRA-MT. A regra vale para empresas de gestão pública e privada, em ramos que vão do setor hoteleiro a comércio exterior.

 

Além do módulo que interliga a base de dados da base de informações de fontes pública e privada brasileira – dentre elas as Juntas Comerciais dos Estados, sendo aqui em Mato Grosso a Jucemat – o SIFA permitirá que o atendimento ao profissional seja feito de forma eletrônica. "Os administradores e os demais profissionais registrados no CRA MT poderão emitir certidões, fazer novos registro, ter acesso ao banco de Emprego, fazer pagamento da anuidade e demais serviços fixados na Lei 4.769/65, tudo diretamente do nosso site", explica Hélio Tito.

 

Atualmente, Mato Grosso soma cerca de 7 mil profissionais registrados no Conselho e aproximadamente 300 empresas cadastradas. A partir da implantação do SIFA não será mais enviado boletos de cobrança da anuidade e outras taxas, os profissional registrados deverão entrar no Site e fazer esses pagamentos, sendo 2017 o último ano de emissão do boleto de cobrança.

 

Aproveitando o lançamento, haverá um treinamento intensivo para os colaboradores do CRA-MT no período de 1° a 6 de agosto. "Será uma oportunidade única para todos os conselhos do País. A intenção do presidente do Conselho Federal, Wagner Sequeira, é que todos os estados possam adotar essa tecnologia", explica o presidente do CRA-MT, Hélio Tito Simões de Arruda.

 

USINA – Na data de lançamento do SIFA, o CRA-MT inaugurará oficialmente sua usina de energia solar. Com dois meses de funcionamento, já foi possível reduzir a conta de energia em 71%.

 

"Nossa intenção é sermos mais sustentáveis. O sistema nos ajudará a sermos mais eficientes e a usarmos menos papel, por exemplo, e a usina complementa a idéia de uma CRA-MT moderno e com menor impacto ambiental", afirma o administrador Hélio Tito. A usina solar produz em média 70% do volume de energia que a sede do Conselho precisa para funcionar.

 

MÉRITO – No evento de 7 de agosto, o CRA-MT também entregará o prêmio "Administrador Emérito" dos anos de 2016 e 2017 aos administradores César Miranda e Joaquim Curvo.

 

O lançamento do SIFA será na sede do Conselho, no Centro Político e Administrativo (CPA), a partir das 19h. É preciso confirmar presença pelo telefone (65) 3644-4769.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes