sábado, 27/04/2024
InícioCidadeCrea-MT é convidado a participar do comitê "Ciclovia, Calçada e Cidadania"

Crea-MT é convidado a participar do comitê "Ciclovia, Calçada e Cidadania"

A participação do Crea Mato Grosso durante o 1° Encontro Regional de Direito Urbanístico do Centro Oeste e da Amazônia, realizado no início de maio deste ano, pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), rendeu bons frutos ao Conselho. A convite do procurador de Justiça da Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scalope, o Crea-MT participa nesta quarta-feira, 23 de maio, a partir das 15h, da reunião para formação do comitê "Ciclovia, Calçada e Cidadania".

Segundo ofício do procurador é inegável a caótica situação do trânsito na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, a priorização dos automóveis e o esquecimento do pedestre e do ciclista, isso sem falar das obras para a Copa de 2014; motivos que levaram a Procuradoria a estabelecer o Comitê. "Pretendemos organizar um evento nos dias 21 e 22 de setembro deste ano, por ocasião do "Dia Mundial Sem Carro", escreve o procurador de Justiça, Luiz Scalope.

"Também fomos convidados por uma procuradora do Acre, a participar de um seminário e de um Grupo de Trabalho sobre calçadas, naquele estado", acrescentou o coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos.

Também participou do evento o ouvidor do Crea-MT Jesse Rodrigues e a engenheira agrônoma Marilda Vinagre e, segundo ela, o que despertou a atenção dos procuradores foi o material distribuído pelo Conselho durante o evento. "Levamos duas cartilhas, uma fala da Lei 11.888, que é a lei que garante às famílias de baixa renda assistência técnica gratuita na hora de construir ou reformar e, uma cartilha sobre a correta construção de calçadas nas cidades, principalmente com foco na acessibilidade", destacou.

O encontro que tratou de cidades sustentáveis, regularização fundiária, mobilidade urbana e gestão de resíduos sólidos foi realizado nos dias 10 e 11 de maio, organizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e UFMT.

*Rafaela Maximiano

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes