segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoCrise é a pior desde 2ª Guerra Mundial, diz presidente do BCE

Crise é a pior desde 2ª Guerra Mundial, diz presidente do BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, defendeu nesta terça-feira a decisão de ajudar a estabilizar os laços de Espanha e Itália, mas indicou que o BCE não se vê como bombeiro que ajudará a zona do euro por muito tempo. “É a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial e que poderia ter sido a pior desde a Primeira Guerra Mundial, se os líderes não tivessem tomado as decisões importantes”, disse o presidente da instituição em entrevista à rádio francesa Europe.

Trichet não confirmou que o BCE está comprando títulos da Itália e Espanha. No entanto, os mercados nesta terça-feira, mais uma vez, mostraram claramente que o BCE estava comprando as dívidas da terceira e quarta maiores economias da zona do euro. O rendimento, ou taxa de juros, da dívida espanhola a 10 anos caiu para menos de 5%, depois de se aproximar de 6,5% há apenas uma semana. O rendimento equivalente italiano foi de 5,1%, também mais do que 1 ponto percentual abaixo de onde ficou na segunda-feira antes da intervenção do BCE.

O chefe do BCE também indicou que o banco ainda vê a principal responsabilidade do combate à crise da dívida com os governos da zona do euro e não o banco central. “Eu não vou dizer” quanto tempo o BCE vai comprar títulos no mercado secundário, disse Trichet. “O que esperamos é que os governos façam o que nós consideramos ser o seu trabalho”, acrescentou.

Trichet disse ainda que é necessário aos países da zona do euro implementar o mais rápido possível as decisões tomadas recentemente para permitir que o fundo de resgate possa comprar títulos do governo no mercado aberto. Itália e Espanha, por sua vez, têm de cumprir as suas promessas de cortar seus orçamentos como o banco central tem exigido, disse o presidente.

Apesar da relutância do BCE a assumir um papel central na luta contra a crise da dívida, os analistas alertaram que pode não ser fácil para o banco interromper seu programa de compra de títulos uma vez que o fundo de resgate da zona do euro foi equipado com seus novos poderes. Eles alertam que os 440 bilhões de euros do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira não é suficiente para intervir de forma eficaz nos mercados secundários para ajudar os países grandes, como Itália e Espanha, e que as divergências entre os países, pode atrasar as decisões do bloco.

Associated Press
Terra

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

vinte + três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes