terça-feira, 14/05/2024
InícioMundoCrise na Venezuela: OEA cancelará saída do país e expulsará representantes de...

Crise na Venezuela: OEA cancelará saída do país e expulsará representantes de Maduro, diz novo embaixador

Segundo fontes, entidade reconheceu Juan Guaidó como presidente interino e quer ‘acolher ideia’ de que país ‘permaneça no sistema interamericano’; em 2017, Maduro tirou Venezuela da OEA como ‘passo gigante para romper com intervencionismo imperial’.

O Conselho Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos) deve cancelar, nesta quinta-feira, o pedido de desligamento da Venezuela feito por Nicolás Maduro em abril de 2017, além de anunciar a retirada de todos os membros do governo bolivariano de postos oficiais da entidade.

As decisões devem ser anunciadas em reunião extraordinária do Conselho, marcada para às 14h (horário de Brasília), após pedido de representantes de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e Peru.

Em abril de 2017, o presidente Maduro anunciou a saída “imediata” da Venezuela da OEA após a organização convocar uma reunião para discutir a situação humanitária do país.

“(A saída) é um passo gigante para romper com o intervencionismo imperial”, argumentou o socialista na época. Inédito na história da OEA, o processo para o desligamento completo se completaria em abril de 2019, de acordo com as regras da organização.

“A decisão do Conselho Permanente será acolher a ideia de que a Venezuela permaneça no sistema interamericano”, revelou em entrevista à “BBC News Brasil”, o diplomata Gustavo Tarre Briceno, nomeado como novo representante especial da Venezuela na OEA por Juan Guaidó.

'Não estamos pedindo que iniciem um golpe de Estado, não estamos pedindo que vocês atirem. Estamos pedindo que não atirem em nós', disse Guaidó em mensagem aos militares

‘Não estamos pedindo que iniciem um golpe de Estado, não estamos pedindo que vocês atirem. Estamos pedindo que não atirem em nós’, disse Guaidó em mensagem aos militares

Foto: AFP / BBC News Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

8 + 10 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes