sábado, 27/04/2024
InícioCidadeCST avalia relatório do TCU sobre biopirataria

CST avalia relatório do TCU sobre biopirataria

Após a divulgação do relatório de auditoria aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sobre o prejuízo de R$ 2,4 bilhões causados à economia brasileira pela biopirataria, a Câmara Setorial Temática (CST) da Assembléia Legislativa de Mato Grosso tem acirrado o debate sobre o assunto. De acordo com o presidente da CST, José Lacerda, o Estado mato-grossense é o único no país que vem trabalhando para a elaboração de políticas públicas de combate à biopirataria.

Segundo José Lacerda, o legislativo tem grupos de estudos formados com outras instituições na tentativa de também, resolver diversas questões de ordem sociais, que incluem a biopirataria.

O relatório do TCU antecipou a realização da 1ª reunião para a formação do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) para a criação de um banco de dados da fauna e flora estadual com a previsão de desenvolvimento das discussões, no próximo dia 20, durante todo o dia, na Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). “O papel dos integrantes é discutir sobre a situação da fauna nessa busca de informações, cujo tema está inserido na problemática da biopirataria”, disse Lacerda.

As informações do relatório mostram ainda, a fragilidade na fiscalização dos portos e aeroportos, além dos 16,8 mil quilômetros de fronteiras com os países vizinhos, na ação dos criminosos que em alguns casos chegam a contrabandear produtos genéticos brasileiros, escondidos na própria roupa.

Na avaliação da relatoria do TCU, a ação da biopirataria interfere em todos os setores econômicos causando grandes prejuízos à economia. As conclusões da auditoria foram obtidas por meio de análise de dados coletados em entrevistas, respostas de ofícios e informações da CPI da biopirataria.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes