sábado, 27/04/2024
InícioArtigosCuiabá sem saúde

Cuiabá sem saúde

Foco de muitas das promessas de campanha do prefeito Wilson Santos, a saúde municipal demonstra estar sem rumo.

O então candidato Wilson prometeu e se comprometeu em seu plano de governo a implantar 100 equipes de saúde da família na cidade, construir as policlínicas nos bairros Osmar Cabral e Pedra 90, a construir os hospitais distritais do Coxipó e da Morada da Serra, a melhorar o atendimento nas policlínicas e no pronto socorro municipal, a por fim às filas para exames e consultas médicas, a realizar concurso público para a saúde e a implantar o plano de carreira dos trabalhadores da saúde do município.

Nada disso aconteceu até agora. Só duas equipes de saúde da família foram implantadas (em unidades já existentes), nada das novas policlínicas, nada dos hospitais distritais, as policlínicas continuam sub-utilizadas (a do Pascoal Ramos até ameaçada de fechamento pelo prefeito), o pronto socorro não melhorou, as filas para exames e consultas continuam do mesmo tamanho ou aumentaram em alguns casos, nada de concurso público, nada de plano de carreira.

O pedido de demissão de Elias Nogueira, terceiro ocupante do cargo de secretário de saúde em 1 ano e meio é o descritor mais atual desta situação. De perfil técnico e com experiência acumulada em mais de 20 anos dedicados à saúde pública em Cuiabá, Elias deixa a secretaria alegando motivos pessoais. Não me recordo de nenhum cargo que Elias tenha abandonado no meio do caminho, a não ser o de Diretor Superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller, exatamente para assumir o desafio de dirigir a Secretaria Municipal de Saúde. Foi gerente do Centro de Saúde Escola da UFMT, Coordenador do Internato Médico em Saúde Coletiva e Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da mesma UFMT, diretor dos Distritos Sanitários Leste e Sul em Cuiabá, entre outros e nunca deixou estas tarefas pelo caminho. Por que então deixou a secretaria de saúde?

Elias esteve em sessão na câmara de vereadores no dia 4 de maio, respondendo a um requerimento de convocação que apresentei no início deste ano. Ali pude ouvir Elias responder com objetividade a todas as questões que havia levantado no requerimento: apresentou o plano anual de trabalho da secretaria; o cronograma de implantação das equipes de saúde da família; a proposta de melhoria do atendimento de urgência em Cuiabá através da ampliação de três policlínicas e da reformulação do pronto socorro municipal, via recursos do programa Qualisus do governo Lula; lançamento do edital do concurso público até o final de junho; o plano de carreira dos trabalhadores já havia sido encaminhado ao prefeito.

Apesar dos esforços dos secretários que o antecederam, Aray Fonseca e Eugênia Callejas, e posso atestar o esforço dos dois, a sensação que tive foi de que a gestão Wilson Santos na saúde estava sendo inaugurada naquele instante. Inclusive disse a Elias que suas respostas seriam a base do meu trabalho de fiscalização das ações da prefeitura como vereador.

Infelizmente, passados os dias, a única novidade, acompanhada pela permanência dos crônicos problemas da nossa saúde pública, foi o pedido de demissão de Elias.

Ficam as dúvidas sobre os motivos de sua saída, a preocupação com os destinos da saúde pública em Cuiabá, e a certeza de que Wilson Santos ainda não governa Cuiabá na área da saúde e, a exemplo de outras esferas da sua administração, sobrevive de marketing, muita conversa e nada de ação.

Lúdio Frank Mendes Cabral é médico sanitarista e vereador pelo Partido dos Trabalhadores em Cuiabá.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

treze − 9 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes