domingo, 28/04/2024
InícioCidadeDe Chapada dos Guimarães, projeto São Lua vai realizar edições gratuitas em...

De Chapada dos Guimarães, projeto São Lua vai realizar edições gratuitas em Cuiabá e interior

O PEQUENO GRANDE FESTIVAL

Com doze edições consecutivas já realizadas em Chapada dos Guimarães, o projeto São Lua, um movimento cultural que envolve música e diversas expressões artísticas, inicia neste mês de setembro a fase social do Pequeno Grande Festival, assim como também é chamado. Esta fase vai proporcionar à população das cidades contempladas o acesso gratuito à programação artística, que reúne músicos com trabalho autoral reconhecido. 

Com tantas experiências das edições já passadas, o São Lua está cruzando as dos municípios e ampliando o acesso à cultura para a população mato-grossense, realizando edições na Capital e também no interior. As cidades contempladas serão: Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Poconé e Santo Antônio do Leverger.

O projeto já recebeu centenas de pessoas nestas doze edições. Moradores locais e turistas, que sobem a serra nas noites de lua, para ouvir boa música, ladeado pelos sons da natureza, num clima envolvente, de aconchego e bem-estar, em um cenário lúdico e de experiências mil em locais abraçados pelo verde.

Neste mais de um ano de vivência cultural, já passaram pelo palco do projeto artistas de

peso como os cantautores Rogê Além, Luth Peixoto, Ju Grisólia, Paulo Monarco, Joel de

Latorre, Karola Nunes, Larissa Padilha, Cristopher Chaves, Henrique Santian e o instrumentista premiado Igor Gnomo, que da Bahia passou pelo festival com seu show de estreia em Mato Grosso, além também de Thales de Paiva e a banda a Cão Latino.

“Projetos como o São Lua são importantes e cada vez mais necessários. Gostei muito de participar, de mostrar a minha música, senti uma energia legal com o público. Eu acho que ações como essas incentivam os artistas a fazer o trabalho autoral, mostrar o seu próprio som. Agora, indo para outras cidades só tem a ajudar ainda mais a classe artística”, disse Cristopher Chaves.

Idealizado pelos produtores Neyres Taveira e Rogê Além, ativistas e produtores culturais com anos de atuação no cenário da música em nosso estado, o São Lua nasceu para promover a cultura e também valorizar o ser humano. Essa valorização vem no reconhecimento dos artistas e também de quem consome espetáculos musicais. Já a descentralização das atividades, foi possível por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Allan Kardec (PSB). 

Toda a produção é feita pela equipe do Projeto São Lua, com realização do Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Carinho, respeito e cuidado. Nesse um ano de projeto, e também nos próximos que virão. É isso o que toda a equipe do São Lua se propõe a oferecer aos nossos artistas e a nossa plateia. Essa energia faz com que a cada edição coisas belas floresçam. A ideia sempre foi e será criar ambientes de bons sentimentos. Um artista quando respeitado e valorizado, em todos os sentidos, sente-se abraçado. O show ganha ainda mais brilho. E quem está ali prestigiando, o público, é agraciado com uma performance inesquecível”, Neyres Taveira relações públicas e produtora São Lua.

O São Lua também é fonte de renda para a cena cultural, além dos músicos que se apresentam, o projeto fomenta e oportuniza a economia criativa, já que em todas as edições há espaço para feira gastronômica e de artesanato. Além disso, a realização dos shows movimenta o mercado de eventos e também de turismo.

“É importante frisarmos que o mercado da música autoral precisa, urgentemente, ser sustentável pelo nosso estado. Nossos músicos não vivem de vento. E a plateia não merece também tamanho vazio. A luta é dupla. Por isso, nosso planejamento e ações são bem claras: a valorização humana de quem faz essa arte por aqui, com ofertas dignas de trabalho à classe que representamos e acesso gratuito à comunidade à eventos culturais em que a experiência do afeto se faz urgente. Todos desejam que a arte salve o mundo. Porém, poucos são aqueles que se atrevem a fazer para salvar o artista”, Rogê Além diretor artístico e produtor São Lua.

Deputado e ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Professor Allan Kardec ressalta a importância de iniciativas como o Festival São Lua, com impactos positivos além do acesso da população à produção cultural de qualidade. “O Festival São Lua é uma ação relevante e impactante para opção de lazer da sociedade, movimenta a economia local onde acontece, com geração de emprego e renda às pessoas, valoriza a classe artística e permite o acesso da população à cultura, de forma independente e itinerante”, disse.

São Lua Social

Na noite de 17 de setembro, Chapada dos Guimarães vai receber a primeira edição gratuita do projeto, com apresentação de Rodrigo Mendes, com sambinhas autorais, antes dele, o músico e compositor, Lescano, morador de Chapada, vai abrir a festa, que terá ainda feira gastronômica, bebidas e artesanatos, com valores acessíveis. No perfil do @projetosaolua no instagram tem mais informações sobre como chegar e assim garantir a sua participação.

Para os próximos quatro meses, o projeto São Lua levará todo seu encantamento de uma experiência lúdica, musical e gastronômica a lugares inéditos. Edições com mais tempo de duração, maior programação artística e feirinha coletiva de bebidas, quitutes e artesanato. Confira a programação:

1. 17/09/2022 _ Chapada dos Guimarães

Apresentação: Abertura – Lescano / Atração principal – Rodrigo Mendes

Local: Casa Flora

Hora: 19 às 23h

2. 22/10/2022 _ Cuiabá

3. 19/11/2022 _ Poconé

4. 17/12/2022 _ Santo Antônio de Leverger

KATIANA PEREIRA

ASSESSORIA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes