segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaDeputado Gilberto Cattani articula Fundo de Aval com o Estado para os...

Deputado Gilberto Cattani articula Fundo de Aval com o Estado para os Povos Indígenas de MT

O governador vai criar um programa para fortalecer o investimento

O deputado Gilberto Cattani (PL), reuniu com o governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União), para articular o Fundo de Aval para os Povos Indígenas do estado, nesta quinta-feira (16), no gabinete do Governo no Palácio Paiaguás em Cuiabá.

O Fundo de Aval já existe, e o acesso ao crédito é burocrático, “o indígena que quiser investir primeiro, ele não tem a terra e muito menos o documento, por que os territórios indígenas pertencem à União, e por isso não tem um documento para dar como garantia ao banco para se ter acesso ao crédito de investimento”, pontuou o deputado Gilberto Cattani.

Durante a reunião com o governador do Estado, o deputado Cattani ressaltou que estudos serão feitos para levantar as informações devidas para averiguar quais as etnias indígenas que poderão ter acesso ao fundo de investimento, “as demandas que os indígenas apresentarem serão analisadas de uma forma macro, o governador determinou ao secretário da Casa Civil (Mauro Carvalho) um levantamento de quantas etnias que querem produzir em suas terras, quais os empecilhos que existem e o que pode ser feito para que o seu objetivo de produção seja alcançado”.

Conforme o parlamentar apurou a nossa reportagem, o prazo para conclusão do levantamento das etnias indígenas interessadas a produzir com o aporte financeiro é de 30 dias. “O governador vai criar um programa para fortalecer o investimento proporcionando ao indígena produzir com a devida segurança em sua própria terra”, concluiu.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze − quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes