sábado, 27/04/2024
InícioSaúdeDeputados analisam projeto que trata da obesidade infantil em MT

Deputados analisam projeto que trata da obesidade infantil em MT

 

Uma em cada três crianças brasileiras, com idade entre cinco e nove anos estão com o peso acima do ideal. É o que mostra o levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A pesquisa revela ainda que, entre os jovens de 10 a 19 anos, um em cada cinco apresenta excesso de peso. E o resultado de toda essa matemática é que o problema, ou seja, a obesidade, afeta 1/5 da população infantil. Especialistas consideram que as consequências podem ser ainda maiores, resultando em uma geração futura de obesos, hipertensos e diabéticos, com riscos cardiovasculares, renais, cerebrais e outras doenças.

 

Em razão disso, a obesidade, que é considerada um problema de saúde pública mundial, volta a ser discutida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde tramita o Projeto de Lei Nº 548/2012 de iniciativa do primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR), que institui o “Programa Nutricional Preventivo da Obesidade Infantil”. O intuito, segundo o parlamentar, é promover hábitos de vida saudável entre alunos, visando à necessidade de alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.

 

De acordo com a proposta, fica o Estado responsável por designar profissionais da área nutricional para implantação do programa em questão, além de ser avaliado a cada três meses por médicos pediatras da Secretaria de Estado de Saúde. “A obesidade é uma doença perigosa e se não for combatida preventivamente poderá se agravar na fase adulta do ser humano, provocando uma imensa quantidade de mortes prematuras”, alertou Savi.

 

Na justificativa do projeto, o deputado ressalta o artigo 196 da Constituição Federal de 1.988 que diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

 

Savi argumenta que para estimular hábitos mais saudáveis entre as crianças são necessárias ações e políticas públicas para impor critérios tanto para a alimentação em cantinas de escolas, quanto para barrar à divulgação de determinados alimentos, neste caso, não recomendável às crianças.

 

São vários os fatores que levam a criança a esse estágio e entre eles estão as mudanças no padrão alimentar, a redução da prática de atividades físicas nas horas de lazer e diferente hábitos durante as refeições como comer assistindo televisão. E, na opinião do deputado a única maneira de reduzir esse índice considerado alarmante é a prevenção. 

 

“O Poder Público não pode ficar indiferente. Programas para esclarecer, alertar e educar a população infantojuvenil sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis são urgentes e inadiáveis diante da realidade”, disse o deputado ao garantir que disponibilizar de nutricionistas para elaborar programas nutricionais, além de acompanhar a evolução do peso de cada criança, são procedimentos de fácil execução e baixo custo.

 

Otimista, o deputado afirma que medidas como essa (Programa Nutricional Preventivo) irão melhorar a qualidade de vida, a saúde e a autoestima de milhões de crianças e jovens. Ele acredita que dessa maneira é possível evitar inúmeras doenças, gastos imensuráveis, além de uma quantidade considerável de mortes prematuras.

 

— 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

doze − 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes