terça-feira, 14/05/2024
InícioPolíticaDeputados recebem projeto de reforma do Governo e inicia apreciação

Deputados recebem projeto de reforma do Governo e inicia apreciação

Os deputados estaduais receberam durante a reunião do Colégio de Líderes, desta terça-feira (24), o projeto de lei que prevê a reforma administrativa do Governo do Estado. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), os deputados irão fazer uma análise do projeto e já ficou agendada para a próxima quarta-feira (4) uma reunião com os secretários da Casa Civil, Paulo Taques, Planejamento, Marco Aurélio Marrafon, e de Gestão, Júlio Modesto, para discutir a reforma administrativa do Estado.

 

“Os secretários trouxeram a reforma, permitindo ao Legislativo fazer a análise, e ficou marcada a reunião para apresentarmos propostas, e discutir a mensagem antes de colocar em votação”, explicou Guilherme Maluf. Entregaram a mensagem, Paulo Taques, Marco Aurélio Marrafon, Júlio Modesto, além do secretário de Comunicação, Jean Campos.

 

Segundo Paulo Taques, o projeto visa extinguir 1,3 mil cargos comissionados, o que deve resultar em economia de 1,2% a 1,4% na despesa do Estado.  “O primeiro passo da reforma é que pretendemos fazer uma economia de 7%, em torno de R$ 145 milhões por ano, o segundo passo que consta na mensagem é a fusão de secretarias, que todos já sabem [desde o início do ano]”, explicou.

 

Nesta semana, deve ser definidas as comissões permanentes da Casa de Leis, onde o projeto de reforma administrativa passará por tramitação. “Os deputados José Domingos (PSD), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Emanuel Pinheiro (PR) estão à frente dessa organização, buscando o consenso de cada bloco para a formação das comissões”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

 

DENÚNCIAS

 

Sobre as denúncias veiculadas na imprensa nos últimos dias envolvendo ex-gestores da Assembleia Legislativa e as obras da Copa do Mundo, o atual presidente disse que vai propor aos demais parlamentares, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em nome de lideranças partidárias.

 

“Existem várias propostas de deputados de instalação da CPI, vamos levar a ideia a todos os deputados para fazer em nome de lideranças, para elaborar uma proposta única de CPI”, sugeriu.

 

Os levantamentos sobre contratos estão sendo realizados, foi realizada uma análise preliminar do quadro funcional da Casa de Leis. “Já temos o número mínimo para o funcionamento do Poder Legislativo, haja vista que hoje já iniciamos as sessões. Quanto as denúncias apresentadas, já estão sendo investigadas pelos órgãos competentes, a Assembleia Legislativa vai acompanhar e está à disposição para qualquer solicitação”, garantiu Maluf.

 

Maluf disse que hoje a atual Mesa Diretora recebeu documentos referentes à gestão anterior através do ex-primeiro-secretário, Mauro Savi (PR), e disse que será trabalhado para que ocorram mudanças no regimento interno, para ser instituído o período de transição.

 

“Lembramos que não há transição nessa Casa, queremos instituir, tentar regulamentar no regimento interno, para que haja o período para receber a documentação. Fomos eleitos para comandar a Mesa em um domingo, e na segunda-feira já assumimos os trabalhos. Então, é natural que alguns documentos fossem entregues posteriormente”. 

 

LÍDER DO GOVERNO

 

Quanto à escolha do deputado Wilson Santos (PSDB), seu correligionário, como líder do governo na Assembleia Legislativa, o presidente do Poder, lembrou a experiência do tucano, que já legislou no parlamento municipal, estadual e de federal. “Tenho certeza que será um grande interlocutor”.

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes