segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeDesfile vai ajudar entidade que se destaca na prevenção e no combate...

Desfile vai ajudar entidade que se destaca na prevenção e no combate de câncer

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que a cada 100 mil mulheres em Mato Grosso, 400 serão detectadas com câncer de mama. Destes, 110 casos serão de pacientes que residem em Cuiabá. Por isso que o diagnóstico precoce ainda é a melhor arma contra essa doença invasiva e, muitas vezes, silenciosa.

E é com esse objetivo que um grupo de profissionais voluntários se reuniu para fundar, em 2009, o MT Mamma, entidade sem fins lucrativos que será beneficiada neste ano com a venda dos ingressos da sétima edição do Cuiabá Fashion. Trata-se do maior desfile de modas solidário do estado que será realizado pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa no dia 31 de agosto, nas dependências do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado – o Batalhão dos Cuiabanos, em Cuiabá.

Presidente do MT Mamma, a engenheira Gisele Rios lembra que o grupo, hoje formado por 40 profissionais, iniciou suas atividades em 2008, no Hospital de Câncer, com a ação chamada “Café com Carinho” em visitas aos pacientes em tratamento na unidade hospitalar. Atualmente, o MT Mamma oferece assistência a 60 pessoas com câncer de mama. A ideia sempre foi dar apoio às pessoas em tratamento e trabalhar na área da prevenção da doença. Por isso, temos ações continuadas, com grupos psicoterapêuticos que se reúnem mensalmente e falamos sobre diversos temas”.

De acordo com ela, parte dos recursos financeiros, repassados com a venda dos ingressos do Cuiabá Fashion, será para manutenção das despesas da sede e campanhas. “O nosso objetivo maior é construirmos a nossa própria sede e esse recurso vem em uma boa hora”. Para Gisele, a coordenação da Sala da Mulher, sob comando de Janete Riva, além de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo MT Mamma, também divulga a causa. “O Cuiabá Fashion mostra solidariedade e isso nos motiva, pois, através de eventos como esse, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a entidade e se sensibilizarem da importância da prevenção do câncer”, destacou.

A instituição, localizado na Avenida Coronel Escolástico, na região central da Capital em um prédio alugado, ainda oferece orientação jurídica aos pacientes sobre seus direitos, bate papos mensais sobre diversos temas, palestras de prevenção de câncer de mama, além de oficinas de origami, artesanato, ovos de páscoa, voltados para melhoria da autoestima, o que também pode proporcionar uma renda extra aos pacientes. O MT Mamma fica aberto, diariamente, de segunda a sexta-feira no horário comercial e sábado até meio-dia. Juntamente com os voluntários, as pessoas assistidas fazem customização de camisetas e chaveiros como terapia, sendo que a venda dos materiais ajuda a pagar as despesas da entidade. “A ajuda sempre vem dos voluntários, amigos e simpatizantes com nossa organização”, concluiu a presidente.

INGRESSOS – O convite para o Cuiabá Fashion pode ser adquirido por R$ 90 na coordenadoria da Sala da Mulher na Assembleia Legislativa (contato: 3313-6518/6425) ou nas lojas parceiras: Corpo e Arte, by Silvia; Casa Prado; Adriana Oliveira; Loft Home; Mande CO.; Maíra Borges Noiva. Desta vez, a homenagem será à cultura negra, já que 2011 é o Ano Internacional do Afro-descentes. Além das Obras Sociais, serão beneficiados, com o repasse de 100% das vendas dos ingressos, a Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT) e o MT Mamma.A produção do desfile leva mais uma vez a assinatura de Edson Guilherme, que colocará na passarela a Primeira Coleção Primavera-Verão 2012.

O responsável pelo projeto de palco deste ano será o arquiteto Marcelo Epaminondas. O buffet da noite será assinado por Leila Maluf. Já os patrocinadores e apoiadores culturais são: Grupo Renosa, Gráfica Atalaia, Oi Telecomunicações, Gemini Construtora, La Provance, Universal Turismo, Amazônia Petróleo, Papelaria Uze, Construtora Lotufo, Sicoob-MT, Help Vida, Verde Transportes, CDL, Época Publicidade, Gráfica Defanti, Associação de Atacadistas de Mato Grosso, City Lar, Gráfica Print, Armazém Ofiice e Ecad.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes