domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeDiabete atinge 4,9 milhões de jovens no mundo

Diabete atinge 4,9 milhões de jovens no mundo

“Crianças que bebem água excessivamente, urinam muito e perdem peso podem ser portadoras da doença. Deve chamar também a atenção dos familiares quando a criança volta a urinar à noite na cama, ou quando tem de sair da classe durante a aula para urinar ou beber água”, explica o médico.

“No Brasil, em mais de 60% dos casos, o diagnóstico da diabete tipo 1 infelizmente só é feito quando a criança entra em cetoacidose diabética, ou seja, quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito altos, o que pode levar a criança ao coma diabético”, alerta. “Nesses casos, o estado geral do paciente é muito comprometido.”

A neuropatia diabética é uma das principais complicações da diabete – e um dos primeiros sinais do problema é a perda de sensibilidade nos pés. Depois, podem surgir calosidades, ulcerações e, num estágio mais avançado, gangrena, o que leva até à amputação do membro. Apesar de bastante comum, já que cerca de 40% das pessoas com diabete apresentam a neuropatia ao longo da vida, o grande problema reside na falta de diagnóstico precoce do problema.

O exame dos pés é crucial para o diagnóstico da diabete, mas nem sempre a avaliação faz parte da rotina dos médicos. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Diabete (SBD) mostra que 65% dos médicos do País nunca examinam os pés dos pacientes durante as consultas médicas.

Segundo a entidade, mais de 80% dos casos de amputações nos pés ocorrem após ulceração ou lesão decorrentes da doença. A neuropatia diabética afeta até 50% dos pacientes com diabete tipo 2, mas não pode ser diagnosticada sem uma avaliação clínica cuidadosa. A ausência de sintomas nunca deve ser relacionada à ausência da complicação (o problema é assintomático em mais de 50% dos casos). Quando apresenta sinais, ela provoca dores intensas, que chegam a impedir o paciente de andar.

Pais devem ficar atentos aos sinais:

– Sede excessiva. É preciso prestar atenção se o filho está bebendo muita água, inclusive saindo da sala de aula para ir ao bebedouro com freqüência anormal

– Urina em excesso. Muitas crianças ou adolescentes diabéticos começam a urinar até na cama

– Cansaço excessivo

– Perda de peso rápida, repentina e sem explicação

– Visão embaçada

– Vômitos. Os sintomas são confundidos com os de uma virose

– Hálito com cheiro de acetona

Como cuidar dos “pés diabéticos”:

– A inspeção dos pés deve ser diária. Havendo qualquer alteração, procure um médico

– Tenha uma rotina de limpeza diária. Lave os pés com água morna, nunca quente, e sabonete neutro. Enxugue completamente, mas com delicadeza

– Use uma loção hidratante, mas nunca entre os dedos

– As unhas devem ser cortadas retas. Não arredonde os cantos

– Procure seu médico para que ele lhe indique um calçado adequado

– Não use chinelos tipo havaianas, que machucam entre os dedos.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes