domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeDicas para aliviar desconfortos respiratóriosno tempo seco

Dicas para aliviar desconfortos respiratóriosno tempo seco

Hidratação, inalação de vapor, usar umidificadores e solução salina para lavar o nariz são algumas recomendações da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia
 

Diante das altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade que predominam em agosto, é comum sentir algum desconforto ao respirar pelo nariz. A concentração de poluentes na atmosfera é maior e as condições climáticas acabam favorecendo o ressecamento interno das narinas, causando ardência, irritação e até sangramentos.
 

A situação também leva à formação de casquinhas e crostas na cavidade, dificultando a inspiração nasal, que é a forma correta de respirar, conforme orienta a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
 

O nariz é responsável por permitir a passagem do ar e realizar o aquecimento, a umidificação e a filtragem das partículas e microrganismos, fazendo com que o ar respirado chegue de forma adequada até os pulmões.
“O ar muito seco é um inimigo da nossa saúde, ele passa pelas vias respiratórias e pode remover a umidade natural presente na parte interna do nariz. Além disso, pode levar a uma constrição dos vasos sanguíneos que estão dentro do nariz, piorando o desconforto”, explica o especialista da ABORL-CCF e membro da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), Marcel Menon Miyake.
 

Pessoas que sofrem com quadros de rinite alérgica, asma e outras alergias, podem ter o quadro agravado. Por isso é importante tomar medidas para manter as vias respiratórias hidratadas.
 

A ABORL-CCF orienta para a adoção de uma série de cuidados, a fim de evitar o ressecamento das vias nasais. Para prevenir ou reduzir incômodos, o otorrinolaringologista da entidade médica recomenda:
 

● Beber bastante água, pois manter o corpo hidratado vai ajudar a evitar o ressecamento das mucosas que revestem a parte interna do nariz.

● Espalhar recipientes com água nos cômodos ou deixar uma toalha molhada. Caso a pessoa possua, pode também usar um umidificador de ar, para ajudar a manter o ambiente úmido.

● Usar soro fisiológico ou solução salina nas narinas: isso ajuda a hidratar a região e pode ser usado diariamente, ao acordar, à tarde e antes de dormir.

● Inalar vapor: um banho quente, por exemplo, ajuda a aliviar o desconforto nasal. Outra dica é colocar água quente em um recipiente, ou mesmo na pia, e inspirar o vapor.

● Evitar ambientes climatizados: o ar-condicionado pode ressecar ainda mais as mucosas.

● Não fumar: o cigarro pode irritar e agravar o ressecamento.
 

Se mesmo adotando esses cuidados para manter a saúde das vias nasais o desconforto de respirar pelo nariz persistir, é importante procurar um otorrinolaringologista.

“Além dos fatores climáticos e ambientais, o ressecamento das narinas pode se originar de outras causas, como questões inflamatórias, anatômicas e efeitos colaterais pelo uso excessivo de medicamentos. É essencial que haja uma avaliação médica para identificar e tratar o problema, a fim de que o paciente tenha qualidade de vida e respire de forma saudável pelo nariz”, finaliza Miyake.
 

Sobre a ABORL-CCF

Com 75 anos de atuação entre Federação, Sociedade e Associação, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica Brasileira (AMB), promove o desenvolvimento da especialidade por meio de seus cursos, congressos, projetos de educação médica e intercâmbios científicos entre outras entidades nacionais e internacionais. Busca também a defesa da especialidade e luta por melhores formas para uma remuneração justa em prol dos mais de 8.500 otorrinolaringologistas em todo o país.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

10 + vinte =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes