segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilÉ impensável não cumprir uma decisão do Supremo, diz Marco Aurélio sobre...

É impensável não cumprir uma decisão do Supremo, diz Marco Aurélio sobre possíveis cassações de deputados

Ao ser questionado sobre a divergência entre Legislativo e Judiciário diante da iminente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de cassar os mandatos dos deputados condenados no julgamento do mensalão, o ministro Marco Aurélio Mello disse nesta quarta-feira (12) que é "impensável" não se cumprir a uma decisão do Supremo.

 

"A postura extramuros [referindo-se à Câmara] não intimida. É impensável não se cumprir uma decisão do Supremo. Se não se observar a decisão do Supremo, é o fim. É a Babel", afirmou.

Ontem, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), voltou a dizer que a prerrogativa de cassar os mandatos é da Câmara. "O STF vai encontrar um ponto de equilíbrio. Porque da forma como está sendo desenhado lá, vai colocar em conflito o Parlamento com o Judiciário, e ninguém quer isso", afirmou Maia na terça-feira.

"No nosso sistema, a última palavra é a do Supremo. O que houve de discussão é um pseudoconflito. Os poderes são harmônicos e independentes", declarou Marco Aurélio.

Sessão cancelada

A decisão se cabe aos ministros do Supremo ou à Câmara a palavra final sobre a perda dos mandatos dos três deputados condenados no processo do mensalão foi novamente adiada. Falta apenas o voto do ministro Celso de Mello, que deve seguir o entendimento do relator, pela cassação, mas seu gabinete informou que Mello está com febre e não compareceu à sessão de hoje.

Após o comunicado da ausência de Mello, o STF decidiu manter a sessão plenária, mas os ministros discutem nesta tarde outros assuntos na pauta e não tratarão da ação penal 470, o chamado julgamento do mensalão.

 

 

 

 

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes