quinta-feira, 06/06/2024
InícioSaúdeEmpresa cria células-tronco sem destruir embrião

Empresa cria células-tronco sem destruir embrião

Pesquisadores da área disseram-se impressionados pela capacidade da nova técnica, que gerou duas linhas robustas de células-tronco sem precisar destruir embriões, e uma porta-voz da Casa Branca referiu-se ao resultado como encorajador. Mas poucas pessoas, nos dois lados do debate, acreditam que o novo procedimento possa pôr fim ao impasse em torno da ciência.

A capacidade das células-tronco de assumir qualquer papel dentro do organismo faz com que as pesquisas sejam defendidas por pessoas que sofrem de diversos tipos de doença. Mas o Vaticano, o presidente George W. Bush e outros setores religiosos afirmam que a promessa de cura da nova tecnologia não deve ser realizada ao preço de destruir embriões.

“A ciência é interessante e importante”, disse John Harris, professor de bioética da Universidade de Manchester, no Reino Unido, sobre os esforços da companhia. Mas um representante da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA condenou o procedimento como “seriamente antiético”.

Diversos pesquisadores de células-tronco descartaram o novo avanço como pouco significativo cientificamente e politicamente incômodo. A técnica extrai uma única célula de um embrião e a utiliza para fertilizar uma linha de células-tronco. O embrião sobrevive e pode, em tese, dar origem a um ser humano saudável.

Um artigo que descreve o avanço será publicado pela revista científica Nature. No ano passado, a técnica já se havia mostrado viável em ratos. Os cientistas envolvidos em estudos com células-tronco reclamam que a técnica da Advanced Cell Technology é menos eficiente que o método tradicional, que envolve a destruição do embrião após cinco dias de desenvolvimento, quando ele é composto de cerca de 100 células.

Os que se opõem a qualquer tipo de pesquisa que destrua qualquer entidade com o potencial de se desenvolver numa vida humana lembram que a única célula retirada do embrião, pelo método da Advanced Cell Technology, poderia, em tese, dar origem a uma pessoa saudável – um gêmeo idêntico do embrião original.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes