quarta-feira, 15/05/2024
InícioSaúdeEmpresa prevê vacina contra dengue em 2013

Empresa prevê vacina contra dengue em 2013

A busca por uma vacina contra a dengue pode estar cada vez mais próxima. A maior empresa de vacinas do mundo, a francesa Sanofi-Aventis, está alcançando bons resultados nos testes com o imunizante que entram agora em nova fase. Com investimentos em torno de US$ 1 bilhão (R$ 1, 88 bilhão), as primeiras doses podem estar aprovadas em 2013. O anúncio será feito hoje pelo laboratório.

Resultados de testes clínicos para aferir a segurança do imunizante, publicados há um mês no The Journal of Infectious Diseases, mostraram que a vacina produziu uma boa resposta imunológica contra as quatro cepas do vírus. No estudo, três doses da vacina foram aplicadas em 23 americanos durante um período de 15 meses.

A busca pela vacina da dengue vem consumindo recursos desde a década de 90 e, segundo especialistas, pode ser a solução para lidar com o problema que tanto afeta os países tropicais. Diante da explosão do número de casos no mundo, uma corrida entre as principais farmacêuticas foi lançada.

Pesquisas mostram que a incidência da dengue nos países latino-americanos aumentou cinco vezes nos últimos 30 anos. Na década de 80, cerca de 1 milhão de pessoas ficaram doentes por causa da dengue na América Latina. Nos anos 90, o número saltou para 2,7 milhões. Entre 2000 e 2007, a Organização Panamericana de Saúde contabilizou 4,8 milhões de casos. O número de mortes também cresceu. Passou de 242, nos anos 80, para 1,4 mil entre 2000 e 2007.

Uma das explicações para o aumento do número de casos pode ser o colapso do programa latino-americano para a erradicação do mosquito Aedes aegypti, um esforço que vinha ocorrendo desde os anos 40.

Outros motivos são o aumento das zonas urbanas, problemas sanitários e mudanças climáticas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2,5 bilhões de pessoas vivem em áreas de transmissão de dengue. Em todo o mundo há, todos os anos, 50 milhões de infectados e 22 mil mortes.

BRASIL

No sábado, o Estado mostrou que o Ministério da Saúde está alerta para a possibilidade de o vírus tipo 1 da dengue tornar-se predominante neste ano no Brasil, o que poderá causar epidemias da doença principalmente entre menores de 15 anos.

Segundo a pasta, São Paulo, Rio, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins e Piauí são os Estados mais vulneráveis por já enfrentarem a predominância do vírus. Há quatro tipos de vírus da dengue, e o ministério reconhece que apenas os tipos 1, 2 e 3 já foram registrados. Quando um sorotipo “ocupa” o lugar de outro, podem ocorrer epidemias por causa do grande número de pessoas que nunca teve contato com ele, como as crianças.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − dezoito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes