quarta-feira, 15/05/2024
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Estado e município discutem redimensionamento de vagas na Rede Pública de Ensino

A proposta é simples: proporcionar uma educação gratuita e de qualidade às
crianças, jovens e adultos de Várzea Grande. Mas, para que ela deixe de ser
apenas um desejo e torne-se realidade, as secretarias de Educação do estado
e do município estão articulando um redimensionamento de vagas da Rede
Pública de Ensino. A medida, já adotada em boa parte de Mato Grosso, quer
transformar as unidades escolares em centros de referência às várias
modalidades educacionais. Atualmente, o que se vê são escolas que ofertam as
séries iniciais (1º ao 5º ano) em um turno e as algumas salas das séries
finais (6º ao 9º ano) em outro.

“Hoje, as escolas não têm uma identidade definida. Isto dificulta, e muito,
a elaboração de um plano pedagógico eficiente. Além disso, muitas salas
permanecem ociosas por falta de estudantes, dificultando a vida do professor
que, muitas vezes, não consegue cumprir sua carga horária de trabalho em um
único estabelecimento, tendo que se dividir em várias escolas para completar
suas horas”, explica o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, em
reunião nesta terça-feira (03/11), com técnicos da Secretaria de Educação e
Cultura de Várzea Grande (Smec/VG) e Sintep-VG.

Moraes afirma que o objetivo do redimensionamento de vagas é um importante
passo para que os entes da Federação tenham um papel e uma responsabilidade
definidos na educação pública. Após sua completa efetivação, a Educação
Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental seriam de competência do
município, enquanto que as séries finais e Ensino Médio seriam gerenciados
pelo Governo do Estado.

O secretário de Educação e Cultura de Várzea Grande, Sebastião dos Reis
Gonçalves, esclarece que não haverá redução de vagas. “O que faremos é
encaminhar os estudantes que estão cursando as séries finais nas escolas
municipais para as escolas estaduais mais próximas de seus domicílios. Já a
rede estadual estaria encaminhando os estudantes das séries iniciais para as
nossas unidades municipais de ensino localizadas nas mesmas regiões”.

Segundo ele, com o início desse redimensionamento, há uma expectativa de
abertura de 4.075 vagas para educação infantil (atendendo à faixa etária de
quatro e cinco anos) e séries iniciais nas possíveis 163 turmas distribuídas
pela cidade em 2.010. Os dados coletados pela equipe técnica da Smec/VG
estimam ainda que, com a construção de 27 novas salas de aulas ainda este
ano, a capacidade de atendimento para o próximo ano letivo – nas modalidades
de ensino citadas acima – passaria a 4.750, totalizando 190 salas de aulas.

Mas o proposta só entrará em vigor, após a apreciação e aprovação da
sociedade, educadores e vereadores de Várzea Grande. Dessa forma, para que o
processo de mudança seja iniciado e concluído antes do dia 20 de dezembro
deste ano, uma audiência pública já está marcada para a próxima quinta-feira
(05/11), na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, às 19h. O secretário
Sebastião dos Reis Gonçalves convida toda a comunidade a participar das
discussões em prol de uma educação de qualidade e gratuita.

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
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