sábado, 27/04/2024
InícioMundoEUA devem anunciar retomada de diálogo entre Israel e palestinos

EUA devem anunciar retomada de diálogo entre Israel e palestinos

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, deve anunciar nesta sexta-feira que Israel e os palestinos retomarão as negociações de paz diretas, pela primeira vez em 20 meses, informou o jornal americano The New York Times na noite de quinta-feira. A retomada do diálogo seria o primeiro após meses de contatos indiretos e nove anos sem negociações significativas.

O jornal, que cita dois funcionários que pediram anonimato, afirma que o primeiro-ministro israelense, Benyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, aceitaram conversar e serão recebidos em Washington, nos primeiros dias de setembro, para retomar as negociações.

Pensamos que estamos muito, mas muito perto do início de negociações diretas…”, disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley.

Segundo Crowley, Hillary consultou o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Judah, uma figura árabe importante nos diálogos de paz, e o ex-premiê britânico Tony Blair, que representa o Quarteto para o Oriente Médio, integrado por Estados Unidos, Rússia, ONU e União Europeia.

O Quarteto poderá, até mesmo, emitir um comunicado de apoio ao diálogo direto, suspenso desde dezembro de 2008. “Acreditamos que, se atingirmos o ponto que esperamos chegar, os membros do Quarteto demonstrarão seu apoio ao proceso…”, destacou Crowley.

O anúncio de Hillary deve incluir um cronograma e outros detalhes que devem servir como base para as negociações. O objetivo seria o estabelecimento, no futuro, de um Estado palestino convivendo pacificamente com Israel.

Sem garantias

Nas últimas semanas, o enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, Robert Mitchell, fez contato com autoridades israelenses e palestinos com o objetivo de permitir a retomada das negociações.

Netanyahu vem repetindo estar pronto para a retomada das negociações, mas sem precondições. Já Abbas deseja garantias de que as fronteiras do futuro Estado palestino vão ser baseadas nas linhas do cessar-fogo após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Abbas também exige o congelamento de construções em assentamentos judaicos em territórios palestinos ocupados antes da retomada de negociações.

Segundo a BBC, porém, mesmo se os dois líderes concordarem em negociar, a possibilidade de sucesso é restrita já que eles enfrentam forte pressão de vários grupos e possuem pouca margem de barganha.

Existem também sérios desentendimentos em alguns dos principais temas. No final de semana grupos palestinos baseados na Síria, incluindo o Hamas, rejeitaram a possibilidade da retomada de negociações diretas com os israelenses.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três + dez =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes