segunda-feira, 13/05/2024
InícioAgronegócioExportação de frangos pode cair com surgimento de foco

Exportação de frangos pode cair com surgimento de foco

O Brasil registrou o primeiro caso da doença de Newcastle em cinco anos, segundo informou o Ministério da Agricultura à OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal). A doença foi encontrada em Vale Real, uma pequena cidade gaúcha de apenas 4.912 habitantes.

A doença pode levar vários países a barrar exportações do frango brasileiro. O Ministério da Agricultura declarou o país livre da doença em 2003 e só depois disso o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se o maior exportador mundial de frango.

A doença existiu no Brasil durante mais de 50 anos, mas seu último caso havia sido registrado em abril de 2001. A enfermidade ataca o sistema respiratório das aves e, por esse motivo, chega a ser confundida com a gripe aviária.

Segundo a Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), o país exportou US$ 3,5 bilhões em frango para 150 países em 2005, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior.

O Ministério da Agricultura informou que sacrificou animais da propriedade e vai manter a área em quarentena, além de controlar o movimento de aves dentro do país. Também foi estabelecida uma zona de vigilância de 10 quilômetros de raio ao redor do local do foco.

FSP

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze + oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes