terça-feira, 14/05/2024
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Família identifica três corpos achados no ES

Viagem

O Seneca PA-34-200, prefixo PT-ISF, perdeu o contato com o comando de vôo no norte do Espírito Santo cerca de 20 minutos após decolar do aeroporto de Vitória, às 19h37, onde aterrissara para abastecer, às 16h46. O bimotor partiu do aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, com seis pessoas e tinha como destino final a cidade baiana de Porto Seguro, mas, com pouca autonomia de vôo, teve de fazer a parada de reabastecimento na capital capixaba.

Segundo a Infraero em Vitória, não há informações sobre eventuais reparos técnicos que pudessem ter sido feitos durante a parada no aeroporto. As buscas pelo avião foram interrompidas ontem à noite e reiniciadas hoje.

Situação irregular

O cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que o aparelho estava em “situação técnica irregular” e o Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA), vencido. Por estes motivos, o bimotor teve a “situação de aeronavegabilidade suspensa”. O consultor de segurança Ronaldo Jenkins, do Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea), explicou que uma aeronave nessas condições está impedida de voar.

“Pode ser um problema operacional ou burocrático. Pode haver alguma falha que ponha em risco o sistema de segurança ou apenas um documento que ainda não foi apresentado. A pendência pode ter sido resolvida na sexta-feira e não ter entrado ainda no sistema eletrônico. Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa”, disse Jenkins.

Ele lembrou que as aeronaves estão sujeitas a vistorias anuais e uma série de outros procedimentos de segurança. No caso de venda, há ainda exigências para a transferência de propriedade. Um piloto que estava ontem no aeroporto de Jacarepaguá, e que não quis se identificar, explicou que em apenas uma situação uma aeronave com navegabilidade suspensa pode voar: se precisar retornar para sua base de operação. Mas, para isso, precisa obter uma autorização provisória da Anac.

A Anac informou por meio de nota oficial que os documentos do avião bimotor Seneca, e também do piloto, estão atualizados. Na nota, entretanto, a agência não explica porque no cadastro oficial o aparelho aparece com “situação de aeronavegabilidade suspensa” e apenas nega que existam irregularidades no registro. Fontes ligadas à agência disseram que pode ter ocorrido um problema técnico na atualização do cadastro na página eletrônica da Anac (www.anac.gov.br) que entrou em funcionamento na semana passada.

Sem informação

No aeroporto de Jacarepaguá, nenhuma informação sobre o vôo foi repassada à imprensa, apenas o horário da decolagem, que teria sido às 14 horas, afirmou um operador de tráfego aéreo que se identificou apenas como Ney. Segundo pessoas que acompanham a operação de resgate, pescadores teriam avistado destroços de avião no mar.

O Seneca PA-34-200 tem autonomia de combustível para cerca de cinco horas de vôo e, segundo especialistas, seu limite de altura é de 12 mil pés, já que não tem cabine pressurizada. É um avião utilizado em cursos de treinamento de vôo por instrumentos e multimotor. Com poucos passageiros, ele poderia ter feito sem interrupções a rota Rio-Porto Seguro. Mas, por estar com sua capacidade de ocupação máxima, ele seria mesmo obrigado a fazer escala de abastecimento entre o Rio e a cidade baiana.

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Parmenas Alt
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