segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilFies 2023: sai lista de aprovados; veja os documentos para a matrícula...

Fies 2023: sai lista de aprovados; veja os documentos para a matrícula e as principais datas

 Candidatos têm até sexta-feira para apresentar papelada que falta e validar informações; lista de espera sai a partir do dia 18/7

Sai hoje, terça-feira, dia 11, a lista de aprovados no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies, no segundo semestre.

Para saber se foi contemplado com o benefício, o candidato deve ter cadastro no login único do governo federal e uma conta no gov.br.

O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. 

Quem precisar complementar a documentação exigida tem até esta sexta-feira, dia 14, para deixar a papelada em ordem. A convocação da lista de espera será feita entre 18/7 e 29/8, na página oficial do Fies.

Após a etapa de complementação da inscrição, realizada na página do Fies, é necessária a validação das informações. O procedimento deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado. Cabe a ela informar ao estudante o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida: em formato físico ou digital. 

“Antes de comparecer na faculdade para comprovação de documentos, entre em contato com eles pelas canais oficiais da instituição e pergunte sobre a lista exigida. Questione também sobre o horário de funcionamento do setor, para não perder a viagem”, aconselha Alexandre Mori, gerente de financiamentos do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil.

“O Fies é um importante programa de acesso ao educação superior no Brasil. É um programa exitoso que garante a formação de jovens, garante a realização de um sonho e, com ele, a mudança de vida”, complementa.

Mori lembra que é preciso se planejar antes de aceitar o benefício, como analisar se você tem, por exemplo, disponibilidade para uma mudança de cidade se necessário e condições de arcar com gastos como moradia ou alimentação.

“Não desgaste sua chance com opções que não fazem sentido no momento. Antes de sair se inscrevendo, sem saber se realmente você vai conseguir seguir no curso, a melhor estratégia é pesquisar sobre as instituições, analisar a grade curricular e entender qual opção realmente vale a pena para você. Procure por aquelas que possam oferecer experiências ricas e crescimento em conjunto, que acreditam e confiam no seu potencial.”

Só puderam concorrer à bolsa alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e obtiveram média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, além de não terem zerado a redação nem participado do exame como treineiro.

Também é preciso ter renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

Parcelar ou quitar?

No Fies, os estudantes conseguem financiar os cursos de graduação de forma mais facilitada: é possível obter taxa de juros zero, dependendo da renda familiar de cada um.

Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados, com autoria da deputada Dayany Bittencourt (União-CE), pode dar ao fiador do fundo a chance de fazer amortizações extraordinárias ou a quitação do saldo.

Durante a formação, o estudante paga apenas uma coparticipação referente ao seguro de vida e ao encargo operacional.

Fique de olho nas datas

Divulgação do resultado: 11/7
Complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados na chamada única: de 12 a 14/7
Convocação da lista de espera: de 18/7 a 29/8

R7

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes