segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeFolha de SP classifica gestão do governo de Pedro Taques como pouco...

Folha de SP classifica gestão do governo de Pedro Taques como pouco eficiente

Um levantamento divulgado pelo portal Folha de S. Paulo classifica Mato Grosso como um Estado pouco eficiente em relação à aplicação de recursos financeiros em detrimento aos investimentos feitos nas áreas consideradas essenciais. A avaliação é referente às ações realizadas no atual Governo.

Das 27 unidades da Federação, Mato Grosso ficou na 17° posição do Ranking de Eficiência dos Estados, estudo realizado pelo jornal Folha de São Folha em parceria com o Instituto Datafolha, que mostra quais estados realizaram mais ações de educação, saúde, infraestrutura e segurança com menor volume de recursos.

O levantamento considerou 17 variáveis agrupadas em seis componentes – saúde, educação, infraestrutura, segurança, receita per capita e finanças – e classificou os índices em uma escala de 0 a 1.

RepórterMT/Reprodução

Ranking Eficiência dos Estados

 Raio X divulgado pela Folha de SP aponta gestão de MT como pouco eficiente

Além disso, a pesquisa levou em conta o número da população e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Mato Grosso teve a pior pontuação nas áreas de saúde e finanças em comparação com a média nacional. De acordo com os dados, Saúde pontuou 0,326 e finanças 0,541, enquanto a média do país é  0,463 e 0,597, respectivamente.

Em compensação, tiveram pontuação acima da média do Brasil, os tópicos de educação (0,684) e segurança (0,701).

O levantamento ainda apontou que em 2017, o Governo gastou 49,1% da receita total com funcionalismo público, o que equivale a R$ 8,9 bilhões. Desse montante, 31,8% refere gastos com servidores ativos e 17,3% com inativos.

O estudo ainda aponta que em 2016, a maior despesa do Estado foi com encargos da Previdência (20,7%), seguido de educação (14,1%), saúde (7,1%) e Legislativo (5,6%).

Outro lado

A reportagem pediu a resposta do Governo sobre a avaliação, mas o posicionamento não foi repassado até a publicação.

Confira o ranking:

RepórterMT/Reprodução

Ranking Eficiência dos Estados

Ranking Eficiência dos Estados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 + vinte =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes