quinta-feira, 23/05/2024
InícioCidadeGincana ludo-pedagógica encerra etapa do Procel em VG

Gincana ludo-pedagógica encerra etapa do Procel em VG

Estoura balão, palavras cruzadas, jogo da memória, corrida do sapo, jogo dos sete erros, desenho e bola ao túnel. Com estas atividades lúdicas, 120 estudantes de sete escolas municipais de Várzea Grande encerraram mais uma etapa do programa nacional de Conservação de Energia Elétrica – o Procel. Em aplicação desde o segundo semestre de 2006, o programa – inédito na Rede Municipal de Ensino – é uma parceria entre ministério de Minas e Energia, Eletrobrás, Eletronorte e secretaria municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG). O coordenador do Procel no município, Sérgio Homem, diz que todo o trabalho desenvolvido visa o combate ao desperdício de energia elétrica.

Ele explica que a escolha por uma atividade recreativa para fechamento de mais um período de trabalho tem por objetivo criar um ambiente de interação e integração entre todos os participantes do programa. Contudo, esclarece que todas as brincadeiras têm um caráter pedagógico, uma vez que remetem a questões como desperdício, combate e conservação da energia elétrica. Um bom exemplo pôde ser visto nos desenhos produzidos pelos alunos. Todos foram convidados a ilustrar eletrodomésticos que consomem muita energia elétrica.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Elismar Bezerra, destaca a importância do Procel na edificação e fortalecimento da cidadania das crianças e jovens. “É preciso que os alunos saibam que cada vez que se economiza energia estamos ajudando a preservar a natureza. Além disso, os reflexos são percebidos também na economia que o município e a família de cada um deles faz quanto à redução do valor das contas de energia final do mês. Isso tudo contribui para o crescimento desses estudantes enquanto cidadãos conscientes de seus deveres e de um país eficiente”.

Se depender dos estudantes que desenvolveram ações de combate ao desperdício em suas escolas e residências em virtude do Procel, o anseio do secretário será uma realidade. “Lá em casa a gente não deixa mais a televisão ligada e, quando vejo que alguém deixou, vou lá e desligo. Aprendi também que a gente não pode deixar a geladeira aberta porque gasta energia”, conta o aluno do 6º ano da EMEB “Profª Lúcia Leite Rodrigues”, Vinícius Adriano Reis Nunes, 12.

Mas o aprendizado não está restrito à sala de aula. A aluna do 9º ano da EMEB “Profª Maria Barbosa Martins” Alessandra da Silva Santana, 16, diz que tudo o que aprende sobre economia de energia coloca em prática quando está em casa.

As atividades do Procel prosseguem no mês de agosto quando haverá a entrega de prêmios aos estudantes e escolas que, durante a execução do programa, reduziram o consumo de energia elétrica. A redução será aferida por meio das contas de energia elétrica referentes ao período.

EXPANSÃO – Durante a realização da Gincana ludo-pedagógica, o coordenador do Procel para Várzea Grande, Sérgio Homem, ratificou a expansão do programa para todas as escolas municipais. Segundo ele, o critério a ser utilizado é o de número de alunos matriculados. “Todas as unidades de ensino com mais de 200 alunos participarão, já no próximo semestre, das ações do Procel”.

Em 2006, o critério usado para a seleção das escolas foi o da proximidade com as redes de transmissão de energia – o chamado linhão. Participaram as unidades: Prof.ª Lúcia Leite Rodrigues (13 de setembro), centro educacional Profº Oscar da Costa Ribeiro(São Mateus), Vereador Zeno de Oliveira (Pai André), Profª Maria Barbosa Martins (Bonsucesso), Prof.ª Euraide de Paula (Limpo Grande), Júlio Correa (São Mateus) e Profª Líbia da Costa Rondon (24 de dezembro).

ENTENDENDO O PROCEL – O objetivo do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – é promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, para que se eliminem os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais.

O Procel foi criado em dezembro de 1985 pelos ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio – e gerido por uma secretaria executiva subordinada à Eletrobrás. Em 18 de julho de 1991, o Procel foi transformado em programa de Governo, tendo suas abrangência e responsabilidade ampliadas.

O programa utiliza recursos da Eletrobrás e da Reserva Global de Reversão – RGR – fundo federal constituído com recursos das concessionárias, proporcionais ao investimento de cada uma. Utiliza, também, recursos de entidades internacionais. Com Eletronorte

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove + dez =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes