domingo, 28/04/2024
InícioCidadeGovernador de MT leva aos Embaixadores do Brasil as ações do estado...

Governador de MT leva aos Embaixadores do Brasil as ações do estado com o meio ambiente

Em uma clara estratégia para defender a exportação do agronegócio mato-grossenses, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, decidiu visitar embaixadas na Capital, Cuiabá. Mendes vai apresentar os dados estatísticos do INPE que mostram a redução do desmatamento no Estado e apresentará a tecnologia do sistema de monitoramento adquirido pelo Governo, em parceria com o programa REDD+ For Early Movers (REM).

“Já recebi diversos embaixadores e, nos próximos dias, logo após as férias deles, faremos uma visita em todas as embaixadas. Vamos mostrar o que Mato Grosso tem feito nesse período. Vamos mostrar que desse crescimento do desmatamento na Amazônia, Mato Grosso é o Estado que menos desmatou e que menos cresceu o desmatamento em 2019”, destacou.

“Esse sistema que estamos usando é o mais alto sistema de tecnologia no Brasil”, disse, afirmando ainda que é necessário mostrar que estamos atuando e que temos a preocupação em preservar os ativos ambientais.

O diálogo com embaixadores acontece no momento em que as notícias sobre as queimadas na região da Amazônia Legal começaram a ser usadas por políticos e sindicalistas europeus contrários ao acordo UE-Mercosul. Mato Grosso exporta carne bovina que concorre com a produção local, como é o caso da França. O presidente Emmanuel Macron convidou os países do G7 para discutir as queimadas na Amazônia com o claro objetivo de retaliar a importação de produtos do Mercosul. Hoje Irlanda e França manifestaram-se favoráveis à aplicação de sanções “se o Brasil não proteger a Amazônia”.

Redução do desmatamento em Mato Grosso

Mato Grosso foi o único Estado do país que reduziu em 17%, no acumulado do ano de 2019, o desmatamento da Amazônia em comparação a 2018. Os dados são públicos e foram divulgados pelo instituto Imazon, no Boletim de Desmatamento da Amazônia Legal, de julho de 2019.

O Governo do Estado tem investido, desde o início do ano, em ações para reduzir a área de desmatamento e também as queimadas dentro do seu território. Entre as medidas adotadas até o momento, de acordo com o governador Mauro Mendes, estão a contratação de um sistema de monitoramento em tempo real de toda a área do Estado, em parceria com organismos internacionais, e a instalação do Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

9 + 18 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes