quarta-feira, 15/05/2024
InícioEsporteGovernador vai à África do Sul buscar experiência com realização da Copa...

Governador vai à África do Sul buscar experiência com realização da Copa 2010

Mato Grosso é um dos 12 Estados do Brasil que receberá o maior evento de futebol do mundo, Cuiabá começa a se preparar para ser palco da Copa de Futebol FIFA Brasil 2014. Destaque internacional e motivo de orgulho dos brasileiros pelas cinco conquistas mundiais de futebol, o país agora terá a chance de mostrar que mais do que títulos é capaz também de sediar um evento dessa magnitude.

Em Mato Grosso, o sonho começou a ser construído ainda em 2006, quando se cogitava a possibilidade de o Brasil ser sede da Copa 2014. De lá para cá várias ações de Estado foram tomadas e projetos elaborados, para convencer a FIFA de que Cuiabá tem capacidade de receber um evento como este. O resultado veio no último dia 31 de maio, quando a organização anunciou as cidades sedes da Copa e lá estava a Capital mato-grossense. Agora, o governador Blairo Maggi segue para a África do Sul, país que será sede da Copa do Mundo de 2010.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia, que exercia a função de ajudante de ordens do governador Blairo Maggi quando o chefe do Executivo começou a planejar a vinda da Copa para Cuiabá, lembra que em 2007, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em visita à Capital para inspecionar o Estádio Verdão já recebeu do Governo a proposta e projetos de obras em complexos esportivos, infraestrutura e logística urbana.

“No mesmo ano foram inúmeras as ações para defender nossa candidatura, fomos ao Rio de Janeiro e apresentamos a candidatura de Cuiabá junto ao Comitê Executivo da FIFA reafirmando nossa disposição em readequar e remodelar o Estádio Verdão, propondo inclusive sua total reconstrução. Em outubro, em Zurique (na Suíça), quando a Fifa oficializou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014, o governador se antecipou e defendeu junto ao presidente Lula, que o Pantanal Mato-grossense fosse uma das 12 cidades sedes”, conta o secretário de Estado.

Depois de confirmada a candidatura, foi hora de elaborar os projetos para apresentar à instituição tudo o que Mato Grosso tem condições de fazer. Em 2009, já perto do anúncio oficial, a equipe da federação esteve no Brasil visitando as cidades candidatas, veio a Cuiabá e foi recepcionada com tudo que o Estado pode oferecer. “Tivemos a preocupação em mostrar para eles que nossa cidade estava disposta e preparada para receber a Copa. E fora isso outras tantas ações estratégicas de governo foram pensadas”, comenta Maia.

Hoje, o Estado tem garantido um fundo próprio para a Copa e que já conta com R$ 100 milhões em caixa. Entre as medidas pró-copa, o Governo do Estado lançou no último mês o programa “Segurança Cidadã” com investimentos na ordem de mais de R$ 1 bilhão de reais no setor.

O governador Blairo Maggi já anunciou interesse em criar uma agência com objetivo de cuidar especificamente dos eventos relacionados à Copa do mundo. As quatro principais áreas são: transporte e mobilidade urbana, segurança, infraestrutura, saúde a captação de investimentos. Essas providências devem acontecer logo após a ida de Maggi à África do Sul, país sede da Copa de 2010.

A Casa Militar coordena as ações de planejamento dessa agenda oficial do governador que acontecerá no próximo mês de julho. O secretário da pasta adianta que a viagem deve contar com apoio das embaixadas dos dois países. “Já estamos em processo avançado dos contatos para a realização desse evento. Nosso intuito é extrair deles o maior número de experiências possíveis para que aqui não aconteçam as mesmas falhas e sobretudo que os modelos de sucessos de lá nos sirvam de exemplo”, defendeu Maia ao explicar que, após a viagem a expectativa é ter uma visão mais clara daquilo que efetivamente será necessário para a Copa em Cuiabá.

“É óbvio que a segurança pública vai ganhar investimentos tão grandes quanto infraestrutura, por exemplo, até porque essa é uma das exigências da FIFA. Já estamos em processo avançado, uma vez que o Governo do Estado acaba de entregar caminhões Magirus aos Bombeiros, os policiais militares e civis juntamente com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública estão trabalhando arduamente para qualificar ainda mais seus profissionais e agora isso deve acontecer de maneira mais intensa. Outra iniciativa, são os próximos concursos que irão acontecer para admissão de novos policiais”, disse o secretário ao reiterar que a vinda da Copa é uma vitória da população mato-grossense.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

13 + dezesseis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes