segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeGoverno Federal confirma a liberação de 8 novas UPAS para Mato Grosso

Governo Federal confirma a liberação de 8 novas UPAS para Mato Grosso

 

O Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, contempla Mato Grosso com 8 novas Unidades de Pronto Atendimento(UPAS), com a finalidade reforçar a rede de urgência e emergência do Estado.Os recursos vão ser liberados pelo Ministério da Saúde.As novas UPAs serão construídas nos municípios de Água Boa,Campo Verde, Colniza, Várzea Grande,Guarantã do Norte e Poconé e duas para o município de Cuiabá.


O Secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues destacou o desempenho do Governador Silval Barbosa, na liberação destas novas unidades, atribuindo a parceria forte que o Governo do Estado tem com o Governo Federal. “ As novas Upas vão reforçar a Rede de urgência e emergência do Estado que está organizada de forma regionalizada no reforço da política de descentralização , ou seja, os serviços de saúde chegando mais próximo de onde mora o cidadão”, disse ele .

As UPAS vão funcionar 24 horas e a população recebe atendimento de urgência e emergência de médio risco para vítimas de acidentes e problemas cardíacos, por exemplo .Possuem na sua estrutura o atendimento em clinica medica e pediatria,bem como,recursos necessários de apoio a diagnóstico por imagem ou exames laboratoriais para os casos de urgência.A UPA é um dos componentes da rede de atenção as urgências e funcionará integrada com o sistema de apoio do Serviço de Atendimento Móvel as Urgências(SAMU192).


Com a aprovação destas novas unidades, o Estado de Mato Grosso possará ma contar  26 UPAs.Três já foram inauguradas nos municípios de Sinop,Sorriso e Juina.Estão em fase de implantação Alta Floresta,Barra do Garças, Cáceres,Chapada dos Guimarães,Confresa,Cuiabá(2),Juara,Peixoto de Azevedo,Pontes e Lacerda,Primavera do Leste,Rondonópolis,São Felix do Araguaia,Tangará da Serra e Várzea Grande.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um + onze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes