segunda-feira, 29/04/2024
InícioEconomiaGoverno promete corte de impostos para aprovar CPMF

Governo promete corte de impostos para aprovar CPMF

O governo terá um pacote de desonerações para compensar a manutenção da cobrança da CPMF pelos próximos quatro anos.

A deliberação foi tomada durante a reunião de coordenação política do governo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus principais ministros.

Segundo participantes da reunião, Lula quer “que sejam intensificadas as negociações” para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga a cobrança da contribuição e da Desvinculação das Receitas da União (DRU) no Senado, com o mesmo texto aprovado na Câmara dos Deputados.

Apesar da deliberação por um pacote de desonerações que compensariam a manutenção da arrecadação com a CPMF, não foram discutidos quais cortes de impostos serão feitos. O governo quer primeiro se assegurar de que a cobrança será prorrogada. Não ficou definido também se as compensações serão feitas por Medida Provisória ou Projeto de Lei.

O governo não quer correr o risco de aprovar a prorrogação da CPMF só no próximo ano e, por isso, o presidente pediu a intensificação das negociações. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, o governo ainda mantém a confiança de que aprovará a matéria até dezembro.

Desde que a PEC chegou ao Senado, várias propostas surgiram para facilitar a negociação entre governo e oposição. Uma delas, feita pela bancada do PMDB, é desonerar de CPMF as pessoas que recebem até R$ 1,7 mil e têm apenas uma conta bancária. Outra alternativa proposta pela oposição é a redução gradativa da alíquota de CPMF (que hoje é de 0,38%) já partir do próximo ano. O líder dos tucanos no Senado, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse também que a oposição quer que o governo reduza o gasto público.

Reunião com empresários
O presidente disse aos ministros que a reunião que manterá com os 100 maiores empresários do País na próxima quarta-feira servirá “para trocar idéias e falar sobre a conjuntura econômica”. Disse que vai incentivar os empresários a aumentar os investimentos no Brasil e está disposto a ouvir propostas para melhorar o ambiente econômico.

Participaram da reunião o vice-presidente, José Alencar, e os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), Luiz Dulci (Secretaria-Geral), Franklin Martins (Comunicação Social).

Invertia

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze + 19 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes