segunda-feira, 29/04/2024
InícioEconomiaGoverno vê "recuperação modesta" na economia

Governo vê “recuperação modesta” na economia

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de o Brasil entrar em recessão técnica, situação de queda do Produto Interno Bruto (PIB) por dois trimestres consecutivos, e disse que a equipe econômica já registra uma recuperação “modesta” da economia.

Ao explicar a conjuntura econômica do Brasil diante da crise financeira mundial aos partidos que integram o Conselho Político da Coalizão, Mantega observou que no final do ano passado houve uma preocupação generalizada entre as empresas, que tiveram oscilações de estoque influenciadas pela baixa no consumo.

“Não creio em dois trimestres seguidos de desaceleração. Já há uma recuperação da produção, ainda que modesta”, disse Mantega durante o encontro.

Segundo o relato do deputado Rocha Loures (PMDB-PR), presente à reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou que um grupo de trabalho está concluindo estudos sobre o alto spread (diferença entre os juros pagos pelos bancos na captação de recursos e a taxa aplicada por eles nos empréstimos que concedem) no Brasil e afirmou que o “incomoda” o fato de os recursos ainda não estarem chegando plenamente ao consumidor final.

Questionado sobre a razão pela qual a taxa básica de juros ainda está no patamar de 12,75% ao ano, o presidente do Banco Central (BC) , Henrique Meirelles, que também estava no encontro com o Conselho Político, evitou fazer projeções de novas quedas. Ele observou, no entanto, que se o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC verificar condições, a Selic pode ser reduzida.

INVERTIA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes