segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaGuilherme Maluf visita Cadeia Pública de Várzea Grande

Guilherme Maluf visita Cadeia Pública de Várzea Grande

Em meio ao cumprimento de agenda depois do retorno à Assembléia Legislativa, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) fez, ontem (28/02), visita institucional a Cadeia Pública de Várzea Grande, hoje presídio do Capão Grande, no bairro Capão Grande, no intuito de verificar o espaço físico, bem como a administração do local e as atividades desenvolvidas com os reeducandos.
Segundo o deputado, integrante da Comissão de Segurança Pública e Comunitária do Legislativo Estadual, as inovações constatadas dentro da Cdeia são importantes para a ressocialização dos presos. Ele se refere às oficinas internas, como a fabricação de cola, fraldas, artesanatos em geral, instrumentos pedagógicos, pano de prato e uma horta.
“Esta iniciativa é muito importante para a ressocialização daqueles que cumprem pena aqui dentro e usem o tempo de forma saudável para que não seja mais uma faculdade do crime. É de grande relevância valorizar experiências como estas para reduzir a criminalidade”, ressaltou.
Guilherme Maluf informou que será entregue um relatório à Comissão sobre a situação atual do local e de todas as atividades e problemáticas constatadas durante sua visita, para que as autoridades competentes possam de alguma forma contribuir para o melhor andamento da Cadeia Pública de Várzea Grande. “O relatório será feito e divulgado na Comissão. Depois poderá ser encaminhado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado para que possamos cobrar mudanças”, informou.
O parlamentar destacou ainda que a alimentação e a superlotação são dois pontos preocupantes e que merecem maior atenção. “Esta é a segunda maior cadeia de Mato Grosso, onde 60 condenados poderiam estar em penitenciárias”, disse.
De acordo com o diretor do presídio, Rodrigo Lara da Silva, todo o projeto realizado com os presos não foi trabalho de um dia. “As oficinas são importantes para não haja tanta ociosidade. O reeducando ganha um percentual pelo trabalho desenvolvido para ajudar suas famílias”.
Para ele é uma experiência que tem dado certo, principalmente porque está totalmente ligada à parte emocional e comportamental dos presos. “Nada disso seria possível se não tivéssemos ao nosso lado parceiros como a Polícia Militar, a superintendência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, o juiz da vara de Execução. Eles têm dado todo respaldo necessário para que nosso trabalho aqui dentro fosse desenvolvido”.
Rodrigo Lara elogiou ainda a postura do deputado Guilherme Maluf em fazer a visita ao presídio. “Fico enaltecido em ver o apoio que o deputado tem dado à Cadeia Pública de Várzea Grande. É uma parceria muito importante para todos nós”, destacou.
A Cadeia Pública de Várzea Grande possui 316 reeducandos, sendo que sua capacidade é de 198.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes