segunda-feira, 13/05/2024
InícioSaúdeHospital Júlio Muller inaugura Centro de Ensino Baseado em Simulação 

Hospital Júlio Muller inaugura Centro de Ensino Baseado em Simulação 

O uso de simulação em saúde é uma opção inovadora para formação de acadêmicos e aperfeiçoamento profissional que repercute na assistência 

Na próxima segunda-feira (01/08), às 9h, o Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza a inauguração do Centro de Ensino Baseado em Simulação (CEBS). Equipado com simuladores e equipamentos médico-hospitalares, o Centro proporcionará uma experiência imersiva e realista para o aprendizado dos estudantes e para as capacitações voltadas aos profissionais de saúde. Após um período de interrupção, as obras do CEBS foram retomadas com recurso do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), aproximadamente R$ 80 mil.  

A inauguração contará com a presença remota do presidente e vice-presidente da Ebserh, Arthur Chioro e Daniel Beltrammi, respectivamente. No local também estarão presentes a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho Santos Melo; o reitor da UFTM, Evandro Soares da Silva, e diretores de diversos cursos de graduação; a superintendente do HUJM, Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, além dos gerentes Cassiano Moraes Falleiros (GAD), Michele Andraus (GAS) e Márcia Hueb (GEP) e autoridades estaduais e locais. 

O Centro é uma estrutura que visa promover avanço significativo nos processos de ensino-aprendizagem relacionados à formação e ao aperfeiçoamento de estudantes e profissionais do hospital, além de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O CEBS contribuirá para o aperfeiçoamento das equipes de saúde e aquisição de competências para a preceptoria e, também, proporcionará um ambiente mais atrativo para editais de fomento à inovação, ensino e pesquisa, mediadas por simulação. A entrega do CEBS é parte do Planejamento Estratégico de 2021-2023 da atual gestão do HUJM-UFMT. 

Transformando a educação em saúde para estudantes e profissionais no HUJM-UFTM 

A simulação em saúde é um método eficaz e seguro para o desenvolvimento de habilidades, pois não expõe pacientes, estudantes e participantes a riscos ou constrangimentos. Além disso, permite a ampliação e a antecipação das práticas profissionais no contexto da formação e educação permanente em saúde. Com infraestrutura e recursos humanos adequados, essa abordagem se torna uma opção inovadora para estudantes e profissionais da área. Um dos diferenciais da simulação é a possibilidade de desenvolver competências em ambiente controlado e ético, em que o erro é permitido, pois objetiva aprender e aperfeiçoar técnicas antes de aplicá-las em situações reais. A análise constante dos processos possibilita realizar melhorias contínuas e oportunas, garantindo o ensino de qualidade.  

A estrutura do CEBS foi planejada de forma a ser flexível, permitindo a organização de diferentes cenários de prática, possui salas de simulação que reproduzem a assistência em leitos de alta complexidade, sala de controle, camarim, vestiário, sala de briefing e observação. Dessa forma, é possível contemplar as principais áreas de formação na saúde, como: atenção à mulher, ao adulto e à criança. O Centro possibilita a realização de treinamentos que vão desde o suporte básico até o avançado de vida, abrangendo, também, competências comportamentais e de gestão. 

Vale destacar que as ações podem ser gravadas e utilizadas em avaliações, ensino, pesquisas, extensão e outros projetos de interesse da comunidade acadêmica e hospitalar. Com o CEBS, o HUJM-UFMT consolida-se como referência em ensino e pesquisa na área da saúde, oferecendo uma experiência de aprendizado diferenciada e preparando profissionais capacitados para o exercício de suas funções na área da saúde. 

Sobre a Ebserh 

O Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes