domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeIncentivo ao aleitamento materno é a principal ação do Agosto Dourado

Incentivo ao aleitamento materno é a principal ação do Agosto Dourado

O dia “D” das ações de promoção ao aleitamento materno em Cuiabá será nesta quarta-feira (3). A partir das 08 horas, na Clinica da Família, localizada no bairro CPA I, enfermeiros e acadêmicos estarão realizando uma programação especial de orientação às gestantes e lactantes. A iniciativa integra as ações do Agosto Dourado, uma das estratégias do Programa Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, executada pelas prefeituras municipais para dar maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos, nos seis primeiros meses de vida da criança.
 
Desde o mês passado, Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) estão percorrendo as comunidades, buscando gestantes e lactantes para participar das ações.
Durante todo este mês, as unidades de saúde da família (PSF’s) e Centros de Saúde estarão realizando encontros e palestras sobre a importância da amamentação, os benefícios para as crianças, direitos das mulheres no trabalho, licenças, como amamentar, a importância da doação de leite e o banco de leite e outros temas.
 
Programação
 
Na Clinica da Família do CPA I, as gestantes e lactantes poderão discutir questões relacionadas ao aleitamento e tirar dúvidas no cantinho da amamentação. No período da tarde está prevista uma roda de conversa sobre o que fazer quando a mãe não produz o leite? Também durante a tarde será realizada uma oficina sobre a pega correta da mama.
 
As atividades na Clínica da Família do CPA I vão acontecer todas as quartas-feiras deste mês. No dia 10, pela manha, haverá uma roda de conversa sobre os mitos e verdades da amamentação e, no período da tarde, capacitação para os ACE’s em relação ao aleitamento materno. Também durante a tarde acontece um whokshop sobre as técnicas de amamentação e cuidados com as mamas.
No dia 17 a palestra será com um profissional dentista e a roda de conversa sobre a influencia do aleitamento materno no desenvolvimento da criança. No período da tarde os ACE’s continuam a capacitação sobre a abordagem a pacientes com dificuldades para alimentação.
 
No dia 24, pela manhã, na sala de espera, as gestantes e lactantes serão orientadas sobre o uso de medicamentos e outras substancia durante a amamentação e na roda de conversa, a alimentação ideal para esse período.
A responsável técnica pelo programa Saúde da Criança, Luciana Cintra Mota de Carvalho, explicou que as unidades que possuem grupos de gestantes já estão fazendo suas agendas de atividades para o mês.
“Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da amamentação para isso realizamos as rodas de conversa e as demais
atividades reforçando as estratégias do Programa Saúde da Criança”, destacou.
 
Agosto Dourado
 
O Agosto Dourado é uma das ações do movimento mundial pelo Aleitamento Materno, representando um momento de luta pelo incentivo à amamentação.
Segundo os especialistas, a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas previsíveis.
 
O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.
 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

vinte − catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes