segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoÍndia testa míssil com capacidade para ogivas nucleares

Índia testa míssil com capacidade para ogivas nucleares

A Índia realizou o primeiro teste noturno bem sucedido com o míssil terra-terra Agni-2, com um alcance de mais de 2.000 quilômetros e capacidade para levar ogivas nucleares, informou uma fonte do Ministério da Defesa.

O projétil foi lançado da ilha de Wheelers, no litoral leste da Índia, às 19h50 (12h20 no horário de Brasília), segundo a fonte, citada pela agência Ians. Ele atingiu o Estado de Orissa (leste).

O objetivo do teste é que o Exército esteja preparado para lançar um míssil deste tipo a qualquer hora do dia. “O Exército indiano quer confirmar um ciclo operacional de 24 horas e ser capaz de lançar sob o céu noturno”, disse Rahul Bedi, analista de defesa.

O Agni-2, de 20 metros de longitude e de 17 toneladas, tem capacidade para carregar até uma tonelada de carga e ogivas comuns ou nucleares.

Os mísseis da Índia são destinados principalmente a qualquer confronto com o vizinho, também nuclear, Paquistão –com quem o país vive uma história de tensão e disputa pela região da Caxemira. O Agni-2, contudo, pode alcançar áreas como o sul da China.

O teste desta segunda-feira, contudo, não deve agravar as tensões entre os dois vizinhos já que eles rotineiramente fazem testes de mísseis.

Índia tem um amplo arsenal de mísseis, que inclui o míssil de curto alcance Prithvi, de médio alcance Akash e o supersônico Brahmos. Os mísseis Agni são os mais poderosos.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

9 + catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes