domingo, 28/04/2024
InícioCidadeInfectologista alerta para cuidados e prevenção de doenças respiratórias

Infectologista alerta para cuidados e prevenção de doenças respiratórias

O clima seco e as mudanças bruscas de temperatura contribuem para o aparecimento de doenças típicas desta época do ano Quando a temperatura cai, diversas doenças atacam o organismo. O sistema respiratório é o principal alvo de vírus e bactérias, que aproveitam o tempo seco, os locais fechados e as aglomerações para se espalhar.

As doenças típicas deste período são resfriado, gripe, rinite sinusite, faringite ou amigdalite aguda (inflamação de garganta), bronquite, pneumonia e asma.

A médica infectologista, Zamara Brandão Ribeiro, alerta para alguns cuidados para a prevenção destas doenças. “Evitar aglomerações e locais fechados, lavar as mãos constantemente, cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis, beber bastante água, manter os ambientes da casa limpos e arejados, retirar o pó da mobília e manter as roupas de cama sempre limpas”, argumentou ressaltado que também é importante manter o cartão de vacinas em dia.

Zamara ainda ressaltou que alguns grupos precisam redobrar os cuidados no período de estiagem e mudanças repentinas de temperaturas. “Os idosos, crianças com idade inferior a dois anos, gestantes, diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, obesos mórbidos e pacientes com algum grau de imunossupressão ( AIDS, câncer, transplantados, pacientes em uso de corticosteróides em dose alta ( reumatológicos), ou quimioterapia, ou radioterapia, entre outros)”, concluiu.

Umidade do ar: A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando a umidade atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Roberta de Cássia

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

sete + quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes