domingo, 28/04/2024
InícioCidadeInternet via rádio ganha mercado em Cuiabá

Internet via rádio ganha mercado em Cuiabá

Uma nova tendência relacionada à alta tecnologia está cada vez mais em uso em condomínios e residências em diversas regiões de Cuiabá. Trata-se da conexão à Internet banda larga através de transmissão via ondas de rádio. O sistema oferece diversas facilidades, pois dispensa o uso de provedor, de rede de telefonia e cabeamentos – além de apresentar um custo reduzido de mensalidade que permite acesso ilimitado aos usuários.

Entre os condomínios, o Villa Di Capri, Diamante II, Florais Cuiabá e Vilas Boas já aderiram ao serviço. “Não conhecia esse sistema de conexão e, no início, confesso que fiquei um pouco receoso. Mas depois da instalação constatei que o sistema é seguro e muito ágil. Estou muito satisfeito”, afirmou Manoel Elias de Resende, morador do Florais. Segundo ele, o sistema convencional de acesso à Internet mostrou-se limitado, pois não está disponível para o condomínio, que fica afastado do centro urbano.

Já para Luiz Eduardo Navarro, morador do condomínio Villa Di Capri, existiam alguns mitos e dúvidas sobre o novo sistema. “Muitas pessoas falavam que a conexão via rádio era lenta e caia muito, principalmente em dias de chuva. Mas até agora não tive qualquer problema nesse sentido”, garantiu.

O coordenador de operações da Complexx Tecnologia, Nelson de Carvalho, explica que entre as vantagens do sistema está a facilidade e a rapidez da instalação dos equipamentos, sem a necessidade de se quebrar paredes ou fixar dutos para a fiação. “Basicamente instalamos uma antena receptora e usamos o cabeamento telefônico já existente para fazer o sinal chegar até o computador do usuário. Em algumas horas o cliente já estará acessando a Internet”, afirmou.

Ele explicou que outra característica do serviço – batizado de Metrolink –, é a segurança no tráfego de dados, voz e imagem. “O sistema é 100% seguro e protegido contra violações, fato que o sistema de compartilhamento por cabo, por exemplo, não consegue garantir”, afirmou.

Anatel

Segundo o engenheiro de Telecomunicações Rodrigo Bomfim, gestor de Operações da Complexx, a tendência é que essa modalidade de serviço se expanda a diversas regiões de Cuiabá e até outros municípios, como Várzea Grande e Rondonópolis. Entre os fatores dessa expansão, ele destaca o alcance do sinal e o valor reduzido da mensalidade – R$ 65,00 para acesso ilimitado e suporte técnico 24 horas por dia. “Estamos atendendo diversos estabelecimentos e residências de bairros mais afastados, como o Pedra 90 e Recanto dos Pássaros, que não são atendidos pelo sistema tradicional e apresentam uma grande demanda por acesso à Internet”, explicou.

Ele também fez uma alerta sobre a questão de segurança relacionada ao sistema. “Infelizmente existem empresas clandestinas oferecendo o serviço sem quaisquer garantias ao usuário. Isso é grave, pois a possibilidade de violação de dados, como senhas bancária e arquivos em geral, é muito grande nessas condições”, afirmou, ressaltando que os serviços oferecidos pela Metrolink são homologados e garantidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − dezessete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes