domingo, 28/04/2024
InícioMundoIrã deve anunciar hoje resposta à proposta sobre programa nuclear

Irã deve anunciar hoje resposta à proposta sobre programa nuclear

O Irã divulgará neste fim de semana a resposta à proposta das grandes potências sobre seu programa nuclear, afirmou o principal negociador iraniano, Saeed Jalili.

“A república islâmica preparou e apresentou uma resposta à carta dos seis países com um enfoque construtivo e criativo, e centrada em pontos em comum”, disse Jalili ao Alto Representante da União Européia para a Política Externa, Javier Solana, em uma conversa telefônica, segundo a televisão oficial.

“Sobre esta base, a resposta da república islâmica à carta dos ministros das Relações Exteriores dos seis países será entregue hoje”, acrescentou, sem revelar detalhes sobre o conteúdo.

No mês passado, Javier Solana, em nome das grandes potências, entregou ao Irã uma carta dos ministros das Relações Exteriores da Rússia, China, Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, assim como um pacote com a oferta de incentivos tecnológicos e negociações plenas no caso de suspensão das atividades de enriquecimento de urânio.

No mês passado, o governo iraniano reiterou que não suspenderia seu programa de enriquecimento de urânio e chamou de “irracional e inaceitável” qualquer pedido para que isso seja feito.

O porta-voz do governo iraniano, Gholam Hossein Elham, afirmou em entrevista coletiva que “a resposta da República Islâmica do Irã ao pacote proposto recentemente pelos seis poderes mundiais (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) não se baseará na suspensão do enriquecimento”.

Elham também afirmou que “qualquer pedido para o cancelamento do enriquecimento de urânio é irracional e inaceitável”. “A manutenção das negociações não se baseará em tal suspensão”, disse o porta-voz.

F.on.L

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze − onze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes